sexta-feira, 16 de julho de 2010

Loucos por Biblioteconomia

Veja na página "Coisas interessantes" algumas camisetas para bibliotecários ou simpatizantes da Biblioteconomia como estas abaixo



Para cumprir lei federal, Minas precisa construir 5 mil bibliotecas

"Minas Gerais é o segundo estado do país em número de bibliotecas em escolas de Ensino Fundamental. Segundo o último Censo da Educação Básica realizado em 2009 e disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC), 60,16% do total de 12.608 colégios estaduais, municipais, federais e particulares possuem bibliotecas, ou seja, são 7.585 locais de leitura para estudantes mineiros. Dentre todos os estados da federação, o Rio de Janeiro é o que mais possui escolas com bibliotecas – são 4.565 para 7.544 instituições de ensino da educação básica, representando 60,51% com bibliotecas.

Apesar de estar bem no ranking, para conseguir cumprir a Lei federal 12.244/2010, sancionada no dia 24 de maio deste ano, que determina pelo menos uma biblioteca em cada escola, o Estado deveria construir mais 5.023 bibliotecas em suas instituições de ensino. O censo mostrou também que, somente no Ensino Fundamental, Minas Gerais apresenta um déficit de 421 bibliotecas. De acordo com a assessoria da Superintendência de Bibliotecas de Minas, órgão ligado à Secretaria de Estado de Cultura, existem atualmente 3.338 escolas estaduais com bibliotecas, representando 87,82% do total de 3.801 instituições de ensino.

Destas, de acordo ainda com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Cultura, 64 escolas, que têm áreas físicas menores, não possuem bibliotecas, mas já têm espaços de leitura. A expectativa da Secretaria é que em cinco anos todas as instituições de ensino do Estado também possuam espaços de leitura. Garante ainda que as escolas que estão sendo construídas (o número não foi informado) possuirão bibliotecas.

Rede municipal registra maior déficit

Em Minas Gerais, o maior déficit está na rede municipal de ensino. Das 7.304 escolas dos municípios, apenas 2.863 possuem bibliotecas, representando 39,2% dos colégios com locais de leitura. Em relação a Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Educação informou que há 186 escolas municipais, sendo que todas possuem bibliotecas.

A situação em todo o Brasil é ainda pior. O censo escolar realizado no ano passado mostrou que há 152.251 escolas no país, incluindo municipais, estaduais, federais e particulares. Dentre elas, 52.355 possuem bibliotecas - representando 34,39%. A rede federal é a que mais possui bibliotecas. São 44 escolas sendo que 42 possuem bibliotecas - 95,45% instituições de ensino. A rede privada é a que está em segundo lugar em número de bibliotecas. São 74,86% de escolas com locais de leitura. Das 20.297, 15.196 possuem bibliotecas.

Em terceiro lugar está a rede estadual de ensino, que possui 27.416 escolas e apenas 16.096 bibliotecas. A rede municipal de ensino do país está ainda pior. Há apenas 21.021 bibliotecas para 104.494 escolas municipais.

No Rio de Janeiro, estado com maior número de bibliotecas por escolas do Ensino Fundamental do país, a situação é pior na rede municipal, onde 57,79% das escolas não possuem bibliotecas. Colégios particulares também não possuem bibliotecas. Segundo o censo, 609 escolas fluminenses não têm locais aonde os alunos possam estudar e consultar livros e periódicos.

A rede federal no Estado do Rio de Janeiro possui 12 escolas que têm bibliotecas, sendo 14 ao todo. Em relação aos colégios estaduais, o Rio de Janeiro tem 906 bibliotecas, representando 85,55% do total.

No Brasil, o estado com a pior situação é o Maranhão, que tem 1.297 escolas com bibliotecas - 10,73%. Ao todo, o estado tem 12.084 instituições de ensino. A rede municipal é a mais carente de bibliotecas, com 4,82% das instituições com locais de leitura.

Para solucionar o problema do déficit de bibliotecas, foi dado um prazo de 10 anos para os governos federal, estadual e municipal.

Ausência de uma política pública definida

Para Carolina Saliba, professora do Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei) da PUC Minas, é possível acabar com a deficiência desde que exista uma política pública pré-definida. Ela lembrou que a formação de uma biblioteca é importante para os estudantes, já que muitos não terão acesso a livros, que são muito caros. Devido ao custo dos livros, ela explicou ainda que a formação de uma biblioteca também é muito cara, mas que há vários programas de governo que podem resolver essa questão.

Além da construção de bibliotecas, a capacitação dos profissionais nessas escolas é importante. Carolina lembrou que, normalmente, quem trabalha nas escolas públicas não possui a capacitação necessária para ajudar os estudantes e que as instituições sozinhas não conseguem realizar esta capacitação.

“As escolas sozinhas talvez tenham dificuldades em capacitação profissional do bibliotecário. Não é só ter livros e organizar acervos. Não existe, atualmente, uma área voltada para a biblioteca escolar”, reclamou.

As bibliotecas atuais precisam também diversificar. Além de livros didáticos, elas têm que disponibilizar outros meios de informação, como DVDs e internet, que auxiliam o acesso a bibliotecas virtuais.

“Não é só falar que tem que ter uma biblioteca nas escolas, é preciso também oferecer uma biblioteca mais moderna e alinhada, com recursos das novas tecnologias da informação e da comunicação. Para conquistar a simpatia das crianças, o espaço precisa oferecer variedades, mais que apenas os livros solicitados pelos professores, por exemplo”, acredita Carolina Saliba.

Ela lembra também que já existem escolas, principalmente particulares, que apresentam iniciativas com bons modelos de bibliotecas. “Não é uma prática. Muitas escolas estão se preocupando com as bibliotecas muito em função da obrigatoriedade legal”, contou Carolina."

Publicado originalmente em http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=11284

NOVO BOB NEWS

A nova edição do BOB News também traz uma entrevista exclusiva com a diretora da Biblioteca Mário de Andrade. Leia aqui

Os bastidores da Biblioteca Mário de Andrade

A Comissão de Divulgação do CRB-8 conseguiu a autorização da direção da Biblioteca Mário de Andrade para disponibilizar neste blog algumas edições do boletim interno chamado “Bastidores da Mário”, que tem como objetivos manter os colaboradores informados sobre as ações desenvolvidas na Biblioteca e promover a integração das equipes, estimulando a participação de todos neste momento de revitalização da BMA.

Os bibliotecários responsáveis pela edição esclarecem que não pretendem com isso prestar contas das atividades desenvolvidas e muito menos substituir os relatórios de atividades. Eles têm como objetivo dar visibilidade a novos projetos – em fase de elaboração ou implantação – a metas alcançadas, a resultados de esforços especiais de grupos de trabalho ou mutirões com ações específicas e a eventos e seus resultados.

Bastidores da Mário
Periodicidade: mensal
Público alvo: todos os funcionários, estagiários e equipes terceirizadas de limpeza e segurança da Biblioteca.

Informativo n.2
Informativo n.3
Informativo n.4

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Maestro Júlio Medaglia faz nova doação à Biblioteca Municipal de Taboão

"Maestro Julio Medaglia doou mais 200 itens, entre livros e CDs para a Biblioteca Municipal de Taboão

O conhecido maestro Júlio Medaglia realizou mais uma doação de títulos e CDs do seu acervo pessoal para ser disponibilizado aos usuários da Biblioteca Municipal Castro Alves.

“Desde quando pude conhecer a Biblioteca Municipal, o empenho de sua equipe, me senti tocado a dividir parte do meu acervo em favor das pessoas de Taboão”, explicou o maestro.

Júlio Medaglia ofereceu mais de 200 itens, entre livros e CDs, e, essa não é sua primeira doação. Em 2007, o maestro já havia visitado a biblioteca e doado cerca de 160 itens. Os CDs deverão ser encaminhados para o Liceu de Artes Municipal. Ele também já ministrou palestras na biblioteca a pedido da Prefeitura de Taboão da Serra.


Membro da Academia Paulista de Letras e da União Brasileira de Escritores, o maestro Júlio Medaglia já produziu programas de tevê, trilhas para novelas, filmes, além de ter levado a música erudita para cenários pouco usuais como estádios de futebol e até em meio à floresta Amazônica. Nos anos 60 ele participou do movimento Tropicália, com Caetano Veloso. Medaglia também compôs arranjos para a Filarmônica de Berlim. Atualmente ele comanda o programa Prelúdio na TV e rádio Cultura.


Para a diretora da biblioteca, Tânia Fabaro, a iniciativa do maestro pode servir de estímulo para que novas doações aconteçam. “O maestro Júlio Medaglia é um amigo da biblioteca, como amante da arte, da cultura, ele quis compartilhar com outras pessoas o seu acervo, com sua atitude pode estimular que outras pessoas também sejam mais solidárias”, disse ela.


A Biblioteca Municipal Castro Alves foi totalmente modernizada em fevereiro deste ano, ganhou um telecentro com 19 computadores e acesso à Internet, uma brinquedoteca, com diversos livros interativos e temáticos, que estimulam o aprendizado e a interação com o mundo, além de ter jogos, espaço para leitura e materiais didáticos, além disso, o espaço ganhou circuladores de ar e um aumento considerável em seu acervo, com mais de mil títulos literários, inclusive livros em Braille e em áudio de diversos autores da literatura brasileira, muitos adquiridos através do Programa Livro Aberto do Ministério da Cultura. Os livros em Braille e em áudio foram produzidos pela Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A disposição dos livros está mais organizada, inclusive com espaço exclusivo para títulos como sugestão de leitura para os usuários da biblioteca. São mais 18500 itens à disposição, inclusive DVDs para empréstimo.“O prefeito, Dr. Evilásio e a vice-prefeita, Profª Márcia, que agora assumiu a Secretaria de Cultura , sempre estimularam o investimento na biblioteca, temos tudo o que uma biblioteca pode oferecer, livros em todas as áreas do conhecimento, brinquedoteca e acesso gratuito à Internet com computadores novos”, lembrou Tânia Favaro.

Por Marcelo Valladão"
Publicado originalmente em http://www.jornalnanet.com.br/Exibir/?Noticia=1002

Pinda inaugura biblioteca no Araretama

"Pindamonhangaba inaugura, no próximo dia 16, uma biblioteca na escola estadual José Ailton Falcão, localizada na rua Luiz Flávio Monteiro, no Jardim Araretama. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Diretoria Regional de Ensino (Estado).

A nova unidade vai seguir os mesmos moldes das bibliotecas municipais, mas, a princípio, a biblioteca disponibilizará os materiais para utilização no local. Posteriormente, será permitida a locação de livros.

A biblioteca contará com livros de pesquisa e leitura. A visita na nova sede poderá ser feita pela população em geral, mas busca atender principalmente os alunos da escola Caíque. O interessado pode comparecer à biblioteca das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Bibliotecas do município estão entre as melhores do país

As bibliotecas municipais de Pindamonhangaba estão entre as melhores do Brasil – de acordo com classificação do Ministério da Cultura – divulgada no 1º Censo Nacional das bibliotecas públicas municipais. As bibliotecas de Pinda já estavam entre as melhores do Estado de São Paulo.
A pesquisa encomendada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) avaliou os 5.565 municípios e Pindamonhangaba aparece na 118º posição.

A pesquisa considerou várias características das bibliotecas, como, tamanho, diversidade e organização do acervo, número de visitantes e de empréstimos de livros, acesso ao local, facilidades para deficientes, equipe de trabalho, infraestrutura do local, dentre outros quesitos."

Publicado originalmente em http://www.valenoticia.com.br/vn/2010/07/pinda-inaugura-biblioteca-no-araretama/

A Biblioteca Nacional da Espanha escolhe como diretora uma bibliotecária

Una profesional dirigirá la Biblioteca Nacional
Ocupará la plaza que dejó vacante Milagros del Corral
Es la primera profesional que llega al cargo en años

La jefa de la Sección de Procesos Técnicos del Servicio de Bibliotecas de la Diputación de Barcelona, Glòria Pérez-Salmerón, será la nueva directora de la Biblioteca Nacional, según ha adelantado la ministra de Cultura, Ángeles González-Sinde, en los cursos de verano de la Universidad Internacional Menéndez Pelayo de Santander. Sinde hará oficial su designación el viernes, cuando se abrirá el trámite para que el Patronato de la Biblioteca apruebe el nombramiento.

Pérez-Salmerón, que también es presidenta de la Federación Española de Sociedades de Archivística, Biblioteconomía, Documentación y Museística, ya entró en la Biblioteca Nacional como miembro de su Patronato. La propia ministra González-Sinde la propuso como miembro de su comisión permanente. Ahora, ocupará el puesto que dejó vacante Milagros del Corral esta primavera, que dejó la plaza "dolida" porque la institución fuera considerada entre las 32 direcciones "más superfluas de la Administración", en el recorte presupuestario que anunció el Gobiierno.

Leia Mais
Fonte: Jornal EL Mundo- 07/07/2010

Matéria na Vejinha sobre a Mario de Andrade

Leia a matéria da Vejinha sobre a reabertura da circulante da Mario de Andrade

segunda-feira, 12 de julho de 2010

CIRCULANTE DA MARIO DE ANDRADE REABRE DIA 21/07

"VENHA CONHECER A BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE – CIRCULANTE, QUE REABRE, EM 21 DE JULHO, TOTALMENTE REFORMULADA

Em 21 de julho próximo será reaberto um importante espaço da Biblioteca Mário de Andrade: a Circulante, área que oferece livre acesso ao acervo e se destina à leitura, pesquisa e empréstimo. Essa reabertura marca a conclusão da primeira etapa do Plano integrado de recuperação e modernização da Biblioteca, uma ação de valorização do patrimônio público e de incentivo à revitalização do centro de São Paulo, que contou com o apoio financeiro do BID.
Criada em 1944, a Circulante, depois de passar por vários endereços na cidade,
retorna agora ao edifício principal da biblioteca, onde nasceu. Com o acervo
totalmente informatizado, instalações adequadas e amplo espaço para pesquisa local, a Circulante oferecerá, além de serviços de consulta e empréstimo e orientação à pesquisa, intensa programação cultural - encontros com escritores, pesquisadores, artistas e antigos frequentadores, lançamentos editoriais, leituras dramáticas, ficinas,saraus, dentre outras atividades. A área de convivência oferece, também, spaço dedicado à leitura de jornais e revistas e, futuramente, um café.

ACERVO
A Circulante reabre com seu acervo renovado e todo informatizado e abrigará as seguintes coleções: a Coleção Circulante propriamente dita, disponível para consulta e empréstimo, com mais de 42.000 volumes, que contempla todas as áreas do conhecimento, com ênfase em literatura e ciências humanas. Essa coleção é ontinuamente atualizada e, desde 2005, mais de 7.000 novos títulos foram a ela acrescidos.

Outra coleção disponível no espaço da Circulante é a Coleção São Paulo, composta de materiais audiovisuais e bibliográficos sobre a cidade de São Paulo disponíveis para consulta local. Pretende ser um centro de informação, pesquisa e referência sobre a cidade, com ênfase em história da cidade (logradouros, edifícios relevantes, instituições culturais e educacionais), arquitetura e urbanismo, monografias de artistas que tenham São Paulo como tema, Linguajar paulistano; Culturas paulistanas; Artes visuais; Artes cênicas e do espetáculo; Música; Educação; Questões sociais; Indicadores e análises socioeconômicas e culturais; Demografia; Políticas públicas; Saúde pública; Botânica, Zoologia, Meio ambiente; e Turismo, dentre outros assuntos.
Com mais de 3.500 volumes, encontra-se, também, no espaço da Circulante, a Coleção de Referência, destinada exclusivamente à consulta local. É composta por dicionários, enciclopédias, guias, manuais, bibliografias e outras fontes de pesquisa nas várias áreas do conhecimento.
A Circulante abriga, também para consulta local, uma amostra do acervo recebido regularmente pela Biblioteca Mário de Andrade que, desde 1958, é depositária de material publicado por aquela instituição internacional e por agências internacionais, tais como Unicef, CEPAL, FAO, etc.

PROGRAMAÇÃO DE REABERTURA DA CIRCULANTE:

A programação de reabertura da Circulante, no dia 21 de julho, incluirá, além da reabertura oficial, animações e encenações a partir das 12h30.

Na oportunidade, será lançado o número n.65 da Revista da Biblioteca Mário de Andrade. Essa publicação mantém o formato das edições anteriores e traz, dentre outros, os seguintes artigos: A liberdade intelectual de Anatol, de Sérgio de Carvalho; Os mais vastos horizontes do mundo, de Claude Lévi-Strauss; O cubismo e a vida cotidiana, de Claude Lévi-Strauss; A pintura moderna, de Jean Maugüé; O espanto inexplicado, de Manuel da Costa Pinto (sobre Clarice Lispector); Recuperação de Parque industrial, de Fernanda Mokdessi Auada e A escritura estilhaçada de Pagu, de Gênese Andrade; O editor dos Novíssimos, de Heitor Ferraz Mello (sobre Massao Ohno), além de um Dossiê Brasília, com Carmen Portinho e sua capital para a vida moderna, de Silvana Rubino; Paradigmas urbanísticos de Brasília, de Sylvia Ficher; Toada pra se ir a Brasília, de Cassiano Ricardo; Ruínas do futuro, entrevista com Vladimir Carvalho; e Mínima cidade, de Francisco Alvim Às 18h00 vamos contar com a presença de Oswaldinho da Cuíca para uma ‘palestra cantada’. Ao lado de André Domingues, Oswaldinho é coautor de obra sobre o samba em São Paulo, recém lançada pela Editora Barcarolla, Batuqueiros da Paulicéia.

Haverá um bate-papo sobre a obra, entremeado por apresentações musicais.

Até o final de julho, estão programadas, dentro das festividades de abertura, atividades para o fim da tarde – das 18h00 às 20h00. Será uma oportunidade para a população conhecer a Biblioteca, inscrever-se para empréstimo de livros e deleitar-se
com essas conversas em torno do livro e da leitura, das artes e da cultura em geral.

Saiba mais sobre a Circulante e sobre a programação pelo site:
http://www.bma.sp.gov.br
Endereço:Av. São Luis, 235 – Centro
01203-000 – São Paulo, SP
Horário de atendimento:
2ª a 6ª das 8h30 às 20h30
Sábados das 10h00 às 17h00
Contato:Fone: PABX (11) 3256-5270
E-mail: circbma@prefeitura.sp.gov.br
Site: http://www.bma.sp.gov.br
Fonte: release da Biblioteca Mario de Andrade