quinta-feira, 26 de agosto de 2010

COLOQUIO SOBRE BIBLIOTECA ESCOLAR

A lei que impõe a criação de bibliotecas escolares em todas as escolas brasileiras afeta e desafia a nossa profissão e o nosso fazer. Além de zelar pela qualidade da sua implantação, é necessário promover estudo, baseado em experiências, do papel do bibliotecário como educador e referência para administradores, professores e orientadores pedagógicos.

Nesta perspectiva a Comissão de Educação do CRB8 inicia a realização de uma série de encontros com vistas a abordar a questão da biblioteca escolar para além do livro e da leitura e introduzir por intermédio de uma visão global, a questão da "Biblioteconomia Escolar”.

Este primeiro encontro tem por objetivo debater o papel do profissional da biblioteca como um participante ativo e inovador na educação brasileira além de apresentar um perfil deste bibliotecário, baseado em experiências e exemplos internacionais.

Introdução: nossas experiências
· 3 Mitos: livro; leitura; literatura
· Informação na escola
· Colaboração inter, multi e transdisciplinar
· Padrões
· O currículo

Inscreva-se aqui

A palestrante, Katharina B.L. Berg é graduada em biblioteconomia pela Universidade de São Paulo, Brasil, hoje e consultora para bibliotecas escolares Seu primeiro contato com educados e educadores veio com o trabalho na biblioteca escolar de uma escola internacional.
Desde então tem promovido o ensino de competências informacionais em várias instituições de ensino. Conheceu a realidade da biblioteca da escola publica ao implantar o Sistema Municipal de Bibliotecas na cidade de Cotia, onde reside.

Tem participado de cursos, congressos e workshops na área de biblioteconomia e de educação e atualmente busca aprofundar seus conhecimentos em competências e tecnologias de informação e promover o trabalho colaborativa entre educadores e o bibliotecário escolar.

É diretora para América Latina e Caribe da IASL ( International Association of School Librarianship) promovendo a divulgação de pesquisas, publicações e atividades na área de biblioteconomia escolar. Presta consultoria para escolas para a implantação e adequação de midiatecas, além de oferecer e organizar cursos, seminários e workshops.

É membro do Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região e atua na Comissão de Educação.

Últimos dias do "Mês do Perdão" na Biblioteca de Araras

"Até a próxima terça-feira (31), a Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania segue com a campanha do “Mês do Perdão”, onde usuários que estão atrasados com a entrega de seus livros poderão devolvê-los sem multa.

Até esta terça-feira (24) tinham sido devolvidos apenas 60 exemplares, dos 1.068 que permaneciam fora do acervo da Biblioteca Municipal “Martinico Prado”. Livros que, em alguns casos, foram emprestados desde 1996.

Na última semana, houve uma melhora na entrega, mas longe de chegar a seu ideal. “Na semana passada, tínhamos recolhido 37 livros, hoje já são 60, o número de livros que está fora da biblioteca é muito grande. Esses que já recolhemos, ainda é muito pouco”, disse Marcelo Mussa Daniel, secretário da Ação Cultural e Cidadania.

Na semana passada também, a entrega de um exemplar, que estava fora da biblioteca desde 1998, chamou a atenção. Trata-se do livro “O Guarani”, de José de Alencar, exemplar que faz parte da literatura brasileira e é muito solicitado entre os estudantes.
Vale lembrar que o usuário que está com a devolução atrasada, independentemente do tempo, poderá fazê-la sem nenhum tipo de constrangimento ou penalidade, podendo continuar a retirar livros normalmente.

A campanha deste ano, com a arrecadação de 60 livros até o momento, já superou a do ano passado, quando foram devolvidos apenas 48 livros. Atualmente, a biblioteca conta com um acervo de cerca de 50 mil livros."

http://www.canalrioclaro.com.br/index1.php?s=news&idnews=11549

Biblioteca Mário de Andrade será ponto de Book Crossing

"Será possível pegar títulos e, depois, deixá-los pela cidade para novos leitores

A partir desta quarta-feira, 25, será possível retirar livros da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no centro, e não ter de devolver. É que, dentro da unidade, funcionará um ponto de Book Crossing, ou seja, os exemplares retirados ali deverão ser deixados em espaços públicos ou repassados para outros leitores. Cerca de 300 títulos estarão disponíveis nessas condições. É a primeira biblioteca do País a abrir espaço para esse movimento, que começou nos Estados Unidos.

Entre os livros disponíveis estão títulos como A Divina Comédia, de Dante Alighieri, Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, e obras de Machado de Assis.
Os livros foram doados por usuários da biblioteca e repassados para o projeto porque já existiam vários exemplares iguais no acervo. “É uma oportunidade de trazer para a biblioteca pessoas que virão por causa do Book Crossing”, afirma Maria Cristina Barbosa de Almeida, diretora da Mário de Andrade.

A organizadora do Book Crossing é Helena Castello Branco, de 41 anos. Segundo ela, o fato de a biblioteca ter aberto espaço para o movimento mostra a importância que ele está ganhando. É o terceiro ponto na cidade e o sétimo no País. “O Book Crossing não tem conflitos com as bibliotecas e veio para acrescentar”, explica.

A proposta é deixar o livro seguir seu destino, passando pelas mãos do número máximo de leitores. Mas a estimativa é de que apenas 20% dos exemplares fiquem em circulação. “É compreensível, as pessoas acabam se apegando aos livros e nem todas têm o hábito e o desprendimento de passá-los para a frente”, diz Helena.

Para quem encontrar um livro e quiser saber se ele faz parte do movimento, basta checar se a obra está etiquetada. Na internet (www.bookcrossing.com.br) é possível trocar livros com outros leitores e avisar onde algum exemplar foi esquecido. O ponto da Mário de Andrade funciona de 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30 – e aos sábados, das 10h às 17h.

Marici Capitelli - Jornal da Tarde

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,biblioteca-mario-de-andrade-sera-ponto-de-book-crossing,600166,0.htm

Holanda inaugura primeira biblioteca em um aeroporto

PublishNews - 25/08/2010 Por M.Fernanda Rodrigues
Esperar em aeroporto não precisa mais ser entediante. Alguns já contam com cinema, mas as cerca de duas horas do filme às vezes não condizem com o tempo que se tem antes do embarque. A Holanda teve uma ideia melhor. Está sendo inaugurada hoje (25), no Schiphol, em Amsterdã, a primeira biblioteca em um aeroporto. Ela vai funcionar dia e noite e os livros não serão emprestados. O que querem é que a Biblioteca do Aeroporto seja um lugar para as pessoas relaxarem. Lá, encontrarão livros holandeses traduzidos para mais de 29 línguas, música e filmes locais. A iniciativa é da ProBiblio, que contou com a cooperação da Associação de Bibliotecas Públicas Holandesas e do Ministério da Educação. Museus e instituições culturais também ajudaram a formar o acervo. Veja no “Leia Mais” outros detalhes da nova biblioteca.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Programas da Globo abordam as bibliotecas

Programa Espaço Aberto - Ciência e Tecnologia (Globo News)

Dia 16/08
A Biblioteca do Congresso dos EUA é a maior do mundo e tem mais de 140 milhões de itens divididos entre 463 idiomas de todas as partes do mundo. Existe um departamento inteiramente dedicado ao Brasil. Nele pode-se encontrar de tudo, desde os desenhos originais da nossa capital, Brasília, até os sucessos de Zeca Pagodinho. A instituição bicentenária reúne segredos e raridades, como o documento, de quase 500 anos, que revela uma briga judicial entre uma tribo indígena e a corte espanhola.

Dia 23/08
O segundo programa, aborda o chamado "hospital dos livros" - "um lugar, sem acesso aos visitantes, onde um batalhão de pesquisadores e restauradores trabalha incessantemente para salvar essa gigantesca coleção de um de seus maiores inimigos: a ação do tempo. Qual a tecnologia necessária para preservar, por exemplo, um livro grego de mais de 200 anos? E o que estaria fazendo uma especialista em vulcões trabalhando nos porões da maior biblioteca do mundo? Você vai ver o depoimento da brasileira apaixonada por livros que dedicou sua vida à preservar o conhecimento para gerações que ainda nem nasceram."

REVISTAS NOVAS na área de Biblioteconomia

InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação é uma revista semestral da USP-Ribeirão que se dedica à divulgação especializada na área informacional, publicando principalmente pesquisas originais, como também documentos especiais, traduções e resenhas.


Revista Novas Tecnologias em Informação
A Revista Novas Tecnologias em Informação (ReNTI), publicada pelo Grupo de Pesquisa -Novas Tecnologias em Informação (GP-NTI), destina-se, prioritariamente, à publicação de artigos originais produzidos por discentes vinculados aos programas de iniciação científica do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília (Unesp/Marília) e de outras instituições de ensino superior localizadas no país e no exterior.

COLOQUIO ENTRE COORDENADORES DE CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA


Com 100% de adesão, a iniciativa do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), de reunir os coordenadores e professores das instituições de ensino superior e representantes das entidades de Biblioteconomia para debater sobre os termos da Lei federal 12.244/2010 e o conteúdo do Projeto Mobilizador do Sistema CFB/CRB, suas congruências, implicações e conseqüências, ocorreu dia 20 de agosto, na sede do CRB-8.

No período da manhã, a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nemora Rodrigues, falou sobre o trabalho de divulgação do Projeto Mobilizador entre as diversas esferas do poder em Brasília, e dificuldades para despertar o interesse de parlamentares para a inclusão e manutenção da biblioteca escolar na pauta legislativa, que culminou no esforço para a aprovação da Lei federal 12.244, a qual dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares nas instituições de ensino do Brasil respeitada a profissão de Bibliotecário, sancionada em 24 de maio pelo presidente da República.

Uma das conseqüências dessa nova lei será um provável “boom” no mercado e valorização do profissional. Sobre o cenário futuro, destacou: “Teremos que formar 175 mil bibliotecários em dez anos, sendo que os cursos atuais preparam 1.500 profissionais ao ano. Isso sem contar que até 2020, 30% dos bibliotecários ativos estarão aposentados”.

Uma dessas aposentadas será a bibliotecária e professora Iara Conceição Bitencourt Neves, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que também ministrou palestra no Colóquio sobre sua trajetória profissional como bibliotecária e docente.

Ao falar sobre o perfil desejável do bibliotecário à luz do Manifesto da Unesco, ela sugeriu uma alteração do texto original: “Temos de reconhecer as funções da Biblioteca Escolar como base ao desenvolvimento do currículo, formadora do gosto pela leitura e fonte de informação da comunidade. O Manifesto fala em apoio ao desenvolvimento..., mas eu acredito que a BE seja a base do processo ensino- aprendizagem”.

No período da tarde, houve palestra das bibliotecárias Juliana Souza e Telma de Carvalho sugerindo a criação de Biblioteca Virtual em Ciência da Informação, e a formação de três grupos de trabalho para propor estratégias de ação. Eis a síntese de cada equipe.