sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Projeto Vitrine de Biblioteca Escolar

Recado da Comissão de Educação do CRB8
Prezados colegas,

Solicitamos que nos enviem as datas e horários disponíveis para receber visitas externas, a serem agendadas por intermédio do Conselho. Serão grupos de, no mínimo, (três) pessoas e, no máximo, 6 (seis). Profissionais da nossa área, de Pedagogia, de Administração Escolar, diretores, coordenadores, professores e afins serão os visitantes.

Prevemos uma duração de, aproximadamente, duas horas por visita.

As visitas deverão ocorrer em outubro e novembro, para possibilitar que, ainda este ano, façamos um balanço da atividade, do seu formato atual, e pensemos em possibilidades e melhorias para o ano de 2011.

Aguardamos sua disponibilidade de agenda (uma data para outubro e outra para novembro) até o dia 10 de setembro. Só assim teremos tempo para divulgar as datas e mobilizar os interessados para esta atividade.

Agradecemos, desde já, por sua disponibilidade e generosidade, e colocamo-nos à disposição para qualquer informação adicional.

Aguardamos notícias.
Um abraço,

Comissão de Educação

Nuremberga procura donos de 10 mil livros roubados pelos nazis

por Agência Lusa, Publicado em 02 de Setembro de 2010
A Biblioteca Pública de Nuremberga, no Sul da Alemanha, publicou hoje na Internet uma lista com os antigos donos judeus de cerca de 10 mil livros e documentos roubados pelos nazis nos anos 30 e 40.

O objetivo da lista - em www.stadtbibliothek.nuernberg.de/spezialbibliothek/sammlung_ikg.html#vorbesitzer - é que os seus proprietários ou herdeiros os possam reclamar.

"Nuremberga é a única cidade do mundo a ter, nos seus fundos, um tão grande volume de livros e documentos roubados", assinalou hoje, na cidade bávara, a responsável da biblioteca, Eva Homrighausen.

Entre maio e julho de 1933, milhares de livros foram retirados de bibliotecas privadas e públicas e queimados em mais de 20 cidades alemãs, tendo os roubos prosseguido por toda a Europa até 1945.

Os que não arderam em 1933 foram armazenados, sendo os volumes guardados da Biblioteca de Nuremberga que agora procuram os legítimos proprietários.

A queima foi orquestrada pelo então ministro da Propaganda, Joseph Goebbels, que presidiu à pira de Berlim, executada por membros do Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores, das Juventudes Hitlerianas e da Sturmarbteilung (SA, grupo paramilitar nazi).

No caso dos livros roubados em Nuremberga e arredores, o encarregado da razia foi o responsável máximo do órgão de propaganda nazi Der Stürmer, Julius Streicher.

Entre os livros banidos estavam os escritos por autores politicamente opositores ao regime (Thomas e Heinrich Mann, Bertoldt Brecht, Karl Marx ou Alfred Döblin, entre outros) ou que pertenciam a judeus, maçons, sacerdotes, esquerdistas, sindicalistas e homossexuais, todos eles perseguidos pelo regime de Adolf Hitler.

Os roubos de livros e documentos na Europa invadida pelas tropas de Hitler prosseguiu pelo menos até ao final da II Guerra Mundial, tendo muitos sido enviados para Nuremberga, que tem obras de pessoas de 437 pontos da Europa.

A cidade de Nuremberga assinou, em 1998, o Acordo de Washington, mediante o qual Estados, associações nacionais e autoridades locais se comprometem a devolver qualquer obra de arte confiscada pelos nazis entre 1933 e 1945.

Em fevereiro de 2001, a Comissão de Cultura e Meios de Comunicação do governo federal alemão comunicou a todas as bibliotecas do país que deviam procurar nos seus fundos exemplares confiscados pelos nazis, bem como traçar a trajetória das obras, desde os proprietários originais até às circunstâncias em que haviam sido roubadas.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Publicado originalmente http://www.ionline.pt/conteudo/76613-nuremberga-procura-donos-10-mil-livros-roubados-pelos-nazis