sábado, 30 de outubro de 2010

Biblioteca Nacional completa 200 anos com raridades longe dos olhos do público

"Reportagem do iG teve acesso a algumas dessas obras protegidas sob forte esquema de segurança. Exposição marca data comemorativa.

Valmir Moratelli,

Quando D. João VI fugiu das tropas napoleônicas trouxe para o Brasil o rico acervo de livros pertencentes à Corte Real. Em 1810, foi fundada a Biblioteca Nacional (então Real Biblioteca), que atualmente tem sede em um imponente palácio na praça da Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. Duzentos anos depois, comemorados nesta sexta-feira (29), parte destes exemplares, somados a muitos outros que foram sendo doados ao longo dos séculos, conferem à instituição o título de a mais importante biblioteca da América Latina, que a ela se somam hoje nove milhões de obras."
Leia mais

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

27 de outubro: é ou não o Dia Internacional da Biblioteca?

"Redação AgoraVale
São vários os contrapontos a respeito do Dia Internacional da Biblioteca. Em uma rápida vasculhada em alguns sites, o internauta se depara com datas que comemoram este dia tanto em 1° de julho, como no mês de outubro e aí, as controvérsias são ainda mais significativas.

Este ano, o Reino Unido lembrou-se da data no último dia 4, enquanto que em Portugal, as comemorações foram no dia 25. No Brasil, encontram-se solenidades tanto no dia 25, como também nos dias 27 e 28.

Porém, pelo fator histórico de surgimento da data, neste ano as comemorações ocorridas na última segunda-feira fazem mais sentido, já que pelo decreto da Associação Internacional das Bibliotecas de 1999, estipulou-se que o Dia internacional da Biblioteca seria a cada 4° segunda-feira de outubro.

Normalmente, o fato é celebrado através de exibições culturais, palestras e outros tipos de incentivos à leitura."
Leia mais

domingo, 24 de outubro de 2010

Os segredos da Biblioteca

"A Nacional completa 200 anos com acervo em que uma só obra vale até R$ 9 milhões

Rio - Principal guardiã da memória do Brasil e zeladora de 9 milhões de obras, a Biblioteca Nacional comemora 200 anos na próxima sexta-feira com muita história e segredos a contar. Junto a manuscritos e documentos centenários — boa parte trazida pela Família Real, em 1808 —, a instituição guarda relíquias: cartas de D. Pedro I à amante, peças únicas no mundo e livros decorados com ouro. Todo o acervo é monitorado por criterioso esquema de segurança, capaz de visualizar até o que o visitante escreve."
Leia mais