sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Livro novo na praça !

MANUAL DE FONTES DE INFORMAÇÃO
Murilo Bastos da Cunha
Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 2010.
182 p.
ISBN 978-8585637422
Sumário

Prefácio, de Paulo da Terra Caldeira / Introdução/ 1 Enciclopédias /1.2 Principais enciclopédias/ 1.3 Como avaliar uma enciclopédia / 1.4 Leituras complementares/ 2 Dicionários/ 2.1 Introdução 2.2 Principais dicionários/ 2.2.1 Português / 2.2.2 Dicionário bilíngues/ 2.2.3 Dicionários na internet/ 2.3 Como avaliar dicionários / 2.4 Leituras complementares/ 3 Fontes biográficas/ 3.1 Introdução/ 3.2 Principais fontes de informação biográfica/ 3.2.1 Enciclopédias/ 3.2.2 Dicionários biográficos/ 3.2.3 Diretórios biográficos/ 3.2.4 Periódicos/ 3.2.5 Entidades especializadas/ 3.3 Como avaliar as fontes biográficas/ 3.4 Leituras complementares/ 4 Fontes geográficas/ 4.1 Introdução/ 4.2 Principais fontes de informação geográfica/ 4.2.1 Atlas/ 4.2.2 Enciclopédias e dicionários geográficos/ 4.2.3 Guias e portais de viagem/ 4.2.4 Periódicos sobre viagens e turismo/ 4.2.5 Fontes na internet/ 4.2.6 Outras fontes importantes/ 4.3 Como avaliar as fontes geográficas/ 4.4 Leituras complementares/ 5 Fontes estatísticas/ 5.1 Introdução/ 5.2 Principais fontes estatísticas / 5.2.1 Instituições importantes/ 5.2.2 Bases e bancos de dados/ 5.2.3 Anuários estatísticos/ 5.2.4 Dicionários e enciclopédias de estatística/ 5.3 Como avaliar as fontes estatísticas/ 5.4 Leituras complementares/ 6 Fontes jurídicas / 6.1 Introdução/ 6.2 Principais fontes de informação jurídica/ 6.2.1 Bibliografias/ 6.2.2 Dicionários e enciclopédias/ 6.2.3 Legislação/ 6.2.4 Mecanismos de busca e diretórios/ 6.3 Como avaliar as fontes jurídicas/ 6.4 Leituras complementares/ 7 Serviços de busca / 7.1 Introdução/ 7.2 Tipos de serviços de busca/ 7.3 Fontes de informação sobre serviços de busca/ 7.3.1 Manuais/ 7.3.2 Documentos na web / 7.4 Principais serviços de busca/ 7.4.1 Estratégias de busca/ 7.4.2 Serviços de busca de outros países/ 7.4.3 Metamecanismos de busca – Outros países/ 7.4.4 Mecanismos de busca – Brasil/ 7.4.5 Mecanismos de busca em redes sociais/ 7.5 Como avaliar os mecanismos de busca 167 / 7.6 Leituras complementares/ Referências bibliográficas / Índice

para solicitar compra: contato@briquetdelemos.com.br

CFB comemora 45 anos em defesa da profissão bibliotecária

Leia aqui as palavras da presidente Nemora Arlindo Rodrigues

Ata da Assembléia de Delegados Eleitores
para a constituição do primeiro Conselho
Federal de Biblioteconomia

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Um livro para cada ocasião

Sei que o post é longo, sei que para os padrões da Internet já é um pouco velho, mas é delicioso e vale a pena ler.

"Durante o tempo que passou no cárcere, Oscar Wilde pediu para ler "A ilha do tesouro", de Stevenson. Já Alexandre, o Grande, levou com ele em suas batalhas um exemplar de "A Ilíada", de Homero. Por que em certos momentos de nossa vida escolhemos a companhia de um livro mais que a de outro?

Em 2008, duas semanas antes do Natal, soube que teria de ser operado com urgência; na verdade, a urgência era tanta, que não tive tempo de arrumar minha bagagem. Me vi estirado numa sala de hospital, totalmente nu, com mal-estar e inquieto, e um único livro: o que estava lendo naquela manhã, o maravilhoso romance de Cees Nooteboom, Dans les montagnes des Pays-Bas, que terminei horas depois. Passar 14 dias em convalescença sem ter nada para ler me parecia uma tortura insuportável, e quando meu companheiro se propôs a buscar uns livros em minha biblioteca particular e levá-los ao hospital, aproveitei a oportunidade com gratidão. Mas que livros eu queria?

O autor de Eclesiastes e o cantor Pete Seeger nos ensinaram que há ocasião para tudo. Eu acrescentaria, no mesmo sentido, que há um livro para todas as ocasiões. Mas os leitores aprenderam que nem todo livro convém a qualquer ocasião. Tenhamos piedade de quem se vê com um livro ruim num lugar horrível, como o pobre Roald Amundsen, descobridor do Polo Sul, cuja sacola contendo suas obras desapareceu no gelo, de modo que, noite após noite glacial, ele foi obrigado a devorar a única que sobrou: o indigesto “Retrato de sua majestade sagrada em sua solidão e sofrimento”, de John Gauden. Os leitores sabem quais livros ler após fazer amor ou para enfrentar a espera num aeroporto; livros para a mesa do café da manhã e livros para o banheiro; livros para as noites de insônia em casa e para os dias sem sono no hospital. Ninguém, nem mesmo o melhor de todos os leitores, pode realmente explicar por que alguns livros convêm a certas ocasiões e outros não. De maneira indescritível, do mesmo modo que os seres humanos, as ocasiões e os livros, misteriosamente, estão de acordo uns com os outros ou entram em conflito.

Leia mais
Alberto Manguel
é escritor canadense. Última obra publicada é Tous les hommes sont menteurs, Acte Sud, Arles, 2009.

Crise reduz à metade o crescimento dos salários no mundo, diz OIT

"Bianca Rothier - De Genebra para BBC Brasil

Crescimento dos salários passou de 2,8% em 2007 para 1,5% em 2008
Um relatório divulgado nesta quarta-feira, em Genebra (Suíça), pela Organização Internacional do Trabalho aponta que a crise econômica e financeira global reduziu à metade o crescimento dos salários no mundo.

A pesquisa revela, porém, que as remunerações no Brasil continuaram crescendo de forma estável mesmo durante a crise.

O Relatório Global sobre Salários 2010/11 - Políticas Salariais em Tempos de Crise indica que o crescimento dos salários passou de 2,8% antes da crise, em 2007, para 1,5% em 2008 e 1,6% em 2009.

No Brasil, a taxa, de 3,2% em 2007, elevou-se para 3,4% em 2008 e retornou aos 3,2% em 2009.

"A crise foi dramática não apenas para milhares de pessoas que perderam seus trabalhos, mas ela também afetou aqueles que mantiveram seus empregos, reduzindo drasticamente seu poder de compra e bem-estar geral", afirmou Juan Somavia, diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho.

Exceção

O relatório analisou dados de 115 países, que englobam 94% dos quase 1,4 bilhão de trabalhadores assalariados no mundo.

Segundo a pesquisa, o Brasil foi uma exceção na América Latina, ao aumentar o salário mínimo acima da inflação durante a crise.
O estudo da OIT cita o programa Bolsa Família como uma iniciativa de sucesso no país.

"Este relatório salienta a necessidade de políticas que ajudem a reduzir os riscos que os trabalhadores com baixos salários correm de cair na pobreza", disseram os autores, que classificam como baixo salário um valor equivalente a dois terços do salário médio.

Para a OIT, um em cada cinco brasileiros está nessa situação.

Discriminação

Estima-se que apenas 37,5% dos trabalhadores que ganham baixos salários possam melhorar seus rendimentos, enquanto 18,3% correm o risco de ficar desempregados.

"O nosso relatório também afirma que os baixos salários e as disparidades salariais estão associados a fortes elementos discriminatórios", acrescenta a pesquisa, a segunda publicada pela OIT desde 2008.

O relatório indica que, no Brasil, mulheres, jovens entre 15 e 24 anos, pessoas com menos de três anos escolaridade, empregados de serviços domésticos e trabalhadores que atuam na informalidade têm muito mais chance de receber baixos salários.
"A estagnação dos salários foi um importante desencadeador da crise e continua a afetar a recuperação de muitas economias", diz o presidente da organização, Juan Somavia.

Para a OIT, o ritmo da recuperação econômica vai depender, pelo menos em parte, de como as famílias vão poder aumentar o consumo.

"Antes da crise, alguns países conseguiram manter o consumo das famílias graças ao endividamento. No entanto, ficou demonstrado que esse modelo é insustentável", afirma o relatório, que defende um crescimento econômico por meio do consumo baseado mais no rendimento do trabalho do que no aumento da dívida."
Publicado originalmente http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/12/101214_oit_trabalho_br.shtml

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Chuva forte alaga biblioteca central

"Prefeitura diz que temporal foi atípico.

A internauta Kristina Rodrigues de Arruda enviou fotos e um relato emocionado sobre a chuva que atingiu Santa Bárbara d'Oeste nesta segunda-feira (13) e no final de semana.

Veja o texto enviado:

"Após um final de semana chuvoso, uma funcionária da blibioteca central da prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste se depara com a biblioteca alagada, com água quase chegando ao primeiro nível das prateleiras. Nesta segunda-feira (13), logo no final da tarde, novamente uma forte chuva faz de vítima a nossa cultura barbarence, que voltou a ser alagada. Nossos livros de pesquisa, utilizados por mim e muitos dos jovens da cidade, estava molhados. Se não fosse o esforço dos funcionários da blibioteca central, a tristeza seria maior. Até quando nossa prefeitura vai continuar com esta falta de zelo com a nossa cultura? Queremos um lugar digno para fazermos pesquisas e adquirir nossos conhecimentos."

Resposta

A Secretaria Municipal de Obras e Secretaria Municipal de Cultura de Santa Bárbara d'Oeste disse que a chuva que foi atípica e provocou problemas em diversos pontos da cidade. Referente a Biblioteca, a Secretaria Municipal de Obras informa que o telhado da unidade passou por reforma no início do segundo semestre e que o alagamento ocorreu devido a intensidade da chuva e, principalmente, do vento que pode ter danificado algumas telhas. A Secretaria informou enviará técnicos ao local para verificar o problema."
Publicado originalmente http://eptv.globo.com/noticias/NOT,1,82,327497,Chuva+forte+alaga+biblioteca+central.aspx

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Escolas de SC deverão ter bibliotecário

"Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Pedro Uczai

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta quarta-feira (8), um projeto de lei complementar (PLC 39/10) de autoria do deputado estadual Pedro Uczai que cria o cargo de bibliotecário escolar dentro do quadro de pessoal do magistério público estadual. Com isso, as escolas estaduais deverão contratar o profissional com formação específica para atuar na função. O projeto segue agora para a sanção do governador.
O projeto aprovado altera a lei complementar 1.139, de 28 de outubro de 1992, que não contempla a função de bibliotecário na carreira do magistério. Segundo o deputado Uczai, a ausência de bibliotecários com formação superior nas escolas do Estado tem causado problemas. Um deles é que os professores são desviados de sua função para suprir essa necessidade, prejudicando a carreira desses profissionais e também a qualidade da educação, além "fechar as portas" para os bibliotecários que poderiam fazer carreira no Estado.

Uczai destacou ainda que a criação do cargo de bibliotecário escolar é uma luta da comunidade escolar e das entidades representativas de classe, como o Conselho Regional de Biblioteconomia e a Associação Catarinense de Bibliotecários. Elas realizaram várias mobilizações nos anos de 2005 e 2006 e coletaram milhares de assinaturas em apoio a esta reivindicação, além de ocuparem a tribuna da Assembleia Legislativa por solicitação do então deputado Paulo Eccel.
"Essa é uma luta fundamental para avançarmos na qualidade da educação nas escolas da rede pública estadual, à medida que mantém o professor em sala de aula e coloca um profissional especificamente preparado para exercer a função de bibliotecário escolar", concluiu Uczai."

Tanto lá como aqui

Situação das bibliotecas do Peru
"Sinesio López: La falta bibliotecólogos perjudica el avance de las bibliotecas del país.
Junto al bajo nivel de actualización en sus bases de datos; la falta de profesionales de bibliotecología son dos grandes problemas por los que atraviesan las bibliotecas públicas del país, afirma el Dr. Sinesio López, exdirector de la Biblioteca Nacional del Perú, lo cual se ve reflejado en la situación de las diferentes instituciones públicas.

“La falta de bibliotecólogos perjudica el avance de las bibliotecas del país. La gestión de la mayoría de bibliotecas no es óptima y en donde hay el personal calificado –que son pocas - las bibliotecas marchan muy bien, están actualizadas y mantienen el manejo de la información con las nuevas técnicas.” Comenta López.

Asimismo, esta ausencia de profesionales calificados surge por la baja oferta académica que se ofrece. “Las escuelas de bibliotecología son muy pocas en el país, de las cuales destacan las (escuelas) de la Universidad San Marcos y Católica. Es por eso que necesitamos escuelas descentralizadas, a falta de profesionales en provincias, en donde se solicitan más”. Explica el bibliotecólogo.

Es así que el profesional de bibliotecología, quien maneja y gestiona información, debe encargarse además, de gestionar el conocimiento, que está explicado en documentos, libros, revistas y archivos digitales, ya que ahora este proceso va acompañado con un proceso de interacción con los usuarios.

Por otro lado, López afirma que el poco nivel de actualización de sus bases de datos por la falta de recursos para comprar libros que se producen en el mercado, es otro problema que aqueja dichas instituciones. “Las bibliotecas tienen que estar actualizadas de las bibliografías en todas las disciplinas porque así los usuarios aumentan, sobretodo en los sectores populares que no tienen la capacidad para comprar libros y son los que más se perjudican al no conseguir la bibliografía que necesitan.”

Publicado originalmente http://www.universia.edu.pe/noticias/principales/destacada.php?id=79475

Prefeitura de Catanduva promove ‘Natal com Livros’ na Biblioteca Municipal

"Idéia é levar entretenimento, diversão, cultura e lazer a todas as pessoas que gostam de leitura.

A prefeitura de Catanduva oferece a crianças e adultos que gostam de histórias infantis uma semana repleta de atividades recreativas, lúdicas, contos de histórias e oficinas artesanais com temas natalinos. É o 'Natal com Livros' que acontece pela primeira vez na cidade.

As atividades serão realizadas na Biblioteca Pública Municipal Embaixador Macedo Soares, a partir desta segunda-feira (13), das 14 às 17 horas.

“Será uma semana diferente com muitas brincadeiras, histórias alegres e emocionantes de Natal, além de uma oficina artesanal em que as crianças vão aprender a confeccionar cartões, cartinhas de natal e até porta objetos”, enfatiza a contadora de estórias Mirian Leão, que será a responsável pelas atividades.

“Este é o primeiro ano que realizamos o 'Natal com Livros' na cidade e esperamos que o resultado seja positivo para dar continuidade em vários Natais. A ideia é levar entretenimento, diversão, cultura e lazer a todas as pessoas que gostam de leitura e boas histórias. Todos os anos realizamos na Biblioteca o projeto ‘A Hora do Conto’ e desta vez queremos inovar”, diz a coordenadora de Cultura, Ligia Torchetti Ferreira.

Serviço

Aberto ao público em geral, o Natal com Livros será realizado de 13 a 17 e de 20 a 23 de dezembro. A Biblioteca Municipal Embaixador Macedo Soares está situada na rua Maranhão, 298, no Centro. Informações: (17) 3525-0911."
Publicado originalmente http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Viva/40004/Prefeitura+promove+%91Natal+com+Livros%92+na+Biblioteca+Municipal

Livros sobre temática gay são alvo de vandalismo em Harvard

"A polícia na Universidade Harvard informou hoje que investiga um caso de vandalismo em cerca de 40 livros sobre temas de homossexualidade em uma biblioteca da escola como um crime de ódio. A equipe de segurança na Lamont Library, em um relatório preenchido em parceria com a polícia do campus na sexta-feira, afirma que aparentemente alguém urinou nos livros em 24 de novembro. Um recipiente vazio foi encontrado perto dessas obras.

Um porta-voz da polícia relatou que o jornal dos estudantes The Crimson denunciou que todos os livros alvos do vandalismo eram sobre temas lésbicos, gays e de casamento entre pessoas do mesmo sexo. Beth Brainard, uma porta-voz da biblioteca, disse que a demora para se informar a polícia sobre o problema ocorreu porque a equipe buscava antes estimar o valor dos livros. Segundo ela, os livros valiam muitos milhares de dólares e terão de ser descartados.

Marco Chan, um dos diretores da entidade Harvard College Queer Students and Allies, que defende os direitos dos homossexuais na universidade norte-americana, qualificou o incidente como "desconcertante".
As informações são da Associated Press."
Publicado originalmente http://www.parana-online.com.br/editoria/mundo/news/497998/?noticia=LIVROS+SOBRE+TEMA+GAY+SAO+ALVO+DE+VANDALISMO+EM+HARVARD

Fechamento Ciclo de Palestras GIDJ/SP &CRB8

Recado da colega Roseli Miranda:
"Neste sábado, realizamos a última palestra programada no CRB8 conforme ciclo iniciado no mês de maio. Nosso colega, Marcos Rogério explanou sobre “O profissional bibliotecário e sua atuação na Unidade Jurídica”. Fez uma apresentação brilhante, com sua habitual dedicação e esforço em dar o melhor de si em suas apresentações, foi aplaudido de pé ao final desta. Quero agradece-lo pela contribuição e participação, que tornou possível fechar o ciclo de maneira tão especial.

No ano de 2009 quando idealizamos este projeto, tínhamos alguns objetivos, dentre os quais: Disseminar o trabalho realizado na área jurídica, apresentando a classe bibliotecária o nosso nicho de atuação e contribuir com os estudos em nossa área; divulgar e fazer ainda mais presente a marca do GIDJ/SP; e fortalecer o sentimento de participação dos nossos membros e a categoria representado na figura do CRB. Considero que nossos objetivos foram superados, pois os resultados foram muito superiores a nossa expectativa.
(...) Quero agradecer e aplaudir especialmente a contribuição da Solange Simões, Cátia Martins, Maria Lúcia, Eleonor Gomes, Andréia Lira, Cássio Andreta, Regina Celi, Marcos Rogério e Andréia Gonçalves que doaram seu tempo, compartilharam seu trabalho e conhecimento. Muito obrigada por tornarem este projeto um trabalho concreto, foi um grande orgulho ter a oportunidade de apresentar cada um destes talentos a classe bibliotecária."
Parabéns colegas, pelo excelente trabalho.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

MS conta com 86 bibliotecas públicas

"Todos os municípios do Estado têm o espaço em funcionamento, alguns até mais, portanto se enquadram na exigência do Ministério da Cultura
THIAGO ANDRADE 13/12/2010 00h10

A maioria das bibliotecas públicas tem carência de estrutura, por falta de investimento para atrair
Qual a primeira imagem que vem a sua cabeça quando se ouve a palavra "Alexandria"? Existem grandes chances de você ter pensando na Biblioteca de Alexandria, uma das maiores do mundo antigo, destruída por um incêndio. Outra biblioteca que se tornou famosa, ainda que só no mundo imaginário, é a Biblioteca de Babel, do conto homônimo do escritor argentino Jorge Luis Borges. Nele, o autor brinca com as semelhanças entre o universo e as prateleiras cheias de livros e informações. Mas por que falar de bibliotecas?

No final da semana passada, o Ministério da Cultura (MinC) estabeleceu, por meio de publicação no Diário Oficial da União, que somente municípios que tiverem bibliotecas públicas administradas pelas prefeituras em pleno funcionamento poderão receber recursos do ministério. Os dados provêm do 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, divulgado em abril deste ano, que apontava que 420 cidades do País não tinham espaços públicos para armazenar livros. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizou a pesquisa.

Em Mato Grosso do Sul, todos os municípios contam com bibliotecas. Na realidade, alguns deles contam com mais de uma. Ao todo são 86 bibliotecas públicas administradas pelas prefeituras municipais, que contam com auxílio da Fundação de Cultura do Estado (FCMS). "Nos enquadramos naquilo que o MinC pede às cidades brasileiras. Todos os 78 municípios têm bibliotecas em funcionamento. Entretanto, existe muita precariedade em relação aos prédios, acervos e profissionais", critica Sheila Bittencourt Radich, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso do Sul.

Ela acaba de publicar o "Guia do sistema estadual de bibliotecas públicas do Estado de Mato Grosso do Sul", que faz um levantamento de todas as instituições do Estado, com fotos, detalhamentos sobre a estrutura, entre outros. Segundo ela, com o repasse ínfimo destinado às bibliotecas públicas e com a falta de cuidado que os municípios têm com seus prédios torna-se difícil melhorar a situação no Estado. "Manter uma biblioteca não é algo barato, pois é necessário sempre atualizar o acervo e manter-se conectado às novidades", pontua.

Mesmo a Biblioteca Municipal Professora Ana Luiza Prado Bastos, em Campo Grande, sofre com dificuldades financeiras. "Estamos criando meios para obter novos lançamentos e não deixar o espaço ficar tão defasado. O valor arrecadado por meio das taxas anuais pagas pelos associados é revertido integralmente para a compra de livros", descreve a bibliotecária Tatiane Nobue Iseky. Tendo sido contemplada com edital de modernização do MinC, a biblioteca recebeu reparos estruturais, mas ainda está longe de operar como se deve.

Tatiane é uma das poucas profissionais graduadas em Biblioteconomia que atuam em órgãos públicos do Estado. Segundo Sheila, apenas outros dois municípios contam com profissionais formados. Em Naviraí, onde existem duas bibliotecas públicas, existe uma bibliotecária concursada trabalhando para o município. "Estamos nos constituindo como cidade universitária, portanto buscamos oferecer o que há de melhor para os acadêmicos daqui", descreve o secretário de Educação, César Martins da Fonseca, referindo-se ao motivo dos concursos.

Já em Costa Rica, a prefeitura contratou uma profissional para atuar junto à biblioteca pública da cidade. "É um quadro complicado, afinal de contas, os profissionais passam anos estudando para atender tanto ao público, quanto às necessidades internas das bibliotecas", defende Sheila. A coordenadora explica que a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul oferece, por meio do Sistema Estadual, cursos de treinamento já que a demanda de profissionais graduados é pequena. "Também fazemos doações anuais de 200 livros, mas isso não abrange todos os órgãos", descreve."