terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Biblioteca Nacional comemora aniversário de 200 anos

Foto: Divulgação

"Exposição comemorativa apresenta duzentas obras raras, nacionais e internacionais.

Ao comemorar 200 anos, a Biblioteca Nacional do Brasil abre ao público uma fantástica exposição, com duzentas obras de seu precioso acervo e entrada gratuita, até o dia 25 de fevereiro.

A exposição Biblioteca Nacional 200 Anos – Uma defesa do Infinito exibe originais de livros, gravuras, manuscritos, periódicos, partituras e até brinquedos antigos, que integram o acervo da instituição – uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo. Atualmente, existem mais de 9 milhões de obras sob sua guarda.

A exposição narra a trajetória da Biblioteca, desde sua viagem com a Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, até os dias de hoje. Exibe a história de suas coleções e dos edifícios que, ao longo do tempo, abrigaram os acervos. Conta, ainda, a história do prédio atual, que há cem anos guarda relíquias do passado e registram a memória do país.

Leia mais

Papai, o que você fez pelas bibliotecas?


" por Raquel Cozer
O consultor de internet inglês Philip Bradley tem usado o tempo livre para adaptar antigos pôsteres de modo que se encaixem na campanha Save Libraries. Partiu do clássico "Seu país precisa de você", que virou "Sua biblioteca precisa de você", e daí foi evoluindo a ideia em outros cartazes cujas imagens estivessem em domínio público, com destaque para vários da Primeira e da Segunda Guerra.
A pesquisa trouxe à tona curiosidades: os pôsteres da Primeira Guerra, por exemplo, costumavam destacar a responsabilidade individual e o sentimento de vergonha das pessoas, caso de um em que a menininha, no colo do pai, perguntava: "Papai, o que você fez na Grande Guerra?". Os da Segunda Guerra, por sua vez, estimulavam a força coletiva."
Leia mais

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bibliotecas têm bom acervo, mas faltam DVDs

"William Cardoso


O paulistano tem à disposição uma rede de bibliotecas públicas que oferecem exemplares variados e em boa quantidade. Em 15 unidades visitadas na última semana, no entanto, o Vigilante Agora encontrou problemas relativos à acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção e poucas opções de material audiovisual, como CDs e DVDs.

Mesmo em bibliotecas da periferia, o leitor encontra extensa variedade de títulos, de quadrinhos à literatura alemã. Para fazer empréstimos, basta levar documento e comprovante de residência.

Em Guaianazes (zona leste de SP), a biblioteca Cora Coralina chama a atenção. O prédio, construído nos anos 60, que serve de abrigo para clássicos da literatura brasileira, teve uma frequência mensal de mais de 3.711 visitantes, a maior na capital.
Publicado originalmente http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u868122.shtml