quarta-feira, 6 de abril de 2011

Curso de Informação Juridica

Ultima oportunidade para se inscrever no Curso de extensão sobre Informação Juridica

O Curso é dirigido aos estagiários, auxiliares e profissionais que trabalham em bibliotecas e arquivos de escritórios de advocacia e demais centros de informação jurídica. Seu foco principal é oferecer conceitos teóricos e estruturais necessários à organização e recuperação da informação e documentação jurídica. O curso também abordará a questão da postura a ser adotada por estes profissionais e o ambiente das organizações jurídicas.
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Lançamento do Gnuteca

Nesta segunda (dia 04/04) o Sistema de Gestão de Bibliotecas GNUTECA foi disponibilizado no Portal do Software Público. O lançamento do GNUTECA, licenciado como software livre, ocorreu na segunda-feira passada, na sede da Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs), na cidade de Porto Alegre, com a presença de representantes do Ministério do Planejamento e da Cooperativa Solis.

O Gnuteca é um sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários. O sistema foi criado de acordo com critérios definidos a validados por um grupo de bibliotecários e foi desenvolvido tendo como base de testes uma biblioteca real, a do Centro Universitário Univates, onde está em operação desde fevereiro de 2002.

Para quem esta cadastrado no Portal basta acessar a comunidade diretamente pelo endereço
http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=30724784

O software é aderente a padrões conhecidos e utilizados por muitas bibliotecas, como o ISIS (Unesco) e o MARC21 (LOC - Library Of Congress). Por ter sido desenvolvido dentro de um ambiente CDS/ISIS, o Gnuteca prevê a fácil migração de acervos deste tipo.

O sistema pode ser utilizado tanto na gestão de pequenos acervos particulares, como para acervos de mais de 100 mil exemplares. Por ser um software livre, e utilizar como base apenas outros softwares livres, não há limite prático no número de estações de atendimento, ilhas para consulta ou acesso através da Internet.

RESUMO do GNUTECA

01) Público-alvo e principais usuários: bibliotecários, órgãos do governo, gestores de escolas e faculdades, museus e escritórios de advocacia

02) Características Técnicas: Framework Miolo, Banco PostgreSQL, PHP, Apache, respeito ao MARC21, protocolo Z39.50, AACR2.

03) Principais funcionalidades: Atende múltiplas bibliotecas com base integrada, respeita 100% o MARC21, totalmente WEB.

Premio para bibliotecarios de Biblioteca Escolar

A Lei Nº 12.244 de 24 de maio de 2010 que torna obrigatório uma biblioteca escolar em cada escola já era mais que necessária! Ela vai contribuir em muito na melhoria do ensino e aprendizagem em todas as escolas brasileiras! Dentro de dez anos instalações de qualidade, adequadas e passíveis de acompanhar as constantes mudanças tecnológicas, estarão a disposição de todos os estudantes, professores, pais e membros das comunidades. Para enfrentar tal desafio com conhecimento e competência, a DaVinci Huis, uma ONG holandesa e a IASL (International Association of School Librarianship) lança pelo segundo ano consecutiva o Prêmio “Da Vinci House -IASL Fund for Brasil”. Novamente será selecionado um jovem bibliotecário brasileiro para participar do 40° Congresso da IASL em Kingston, Jamaica, W.I. http://www.iasl-online.org/events/conf/ e influenciar ativamente no fortalecimento da Biblioteconomia Escolar brasileira.

SOBRE O PRÊMIO

PRÊMIO “DA VINCI HUIS” -IASL FUND para o Brasil

ORIGEM
O Fundo foi criado em 2009 com a finalidade de aumentar as oportunidades para que jovens bibliotecários(as) brasileiros(as) possam participar ativamente de fóruns internacionais sobre biblioteca escolar, especialmente da International Association of School Librarianship (IASL).

OBJETIVO
O Fundo consiste em um prêmio para possibilitar que jovens bibliotecários (as), que trabalhem e vivam no Brasil, e que sejam interessados em bibliotecas escolares e sua função educativa, participem de congressos da International Association of School Librarianship – IASL. Este bibliotecário (a) deverá ter 40 anos ou menos. A participação permitirá que essa pessoa atualize seus conhecimentos e habilidades e possa construir uma rede de pessoas e organizações interessadas na biblioteca escolar.

QUEM PODE SE CANDIDATAR
Tanto indivíduos quanto instituições podem se candidatar.

ASPECTOS FINANCEIROS
O prêmio inclui:
• Pagamento de duas anuidades como membro da IASL;
• Despesas de viagem para participar do Congresso da IASL 2011 (7-11 de agosto, 2011 em Kingston, Jamaica)
• Despesas com passaporte e visto;
• Seguro de viagem;
• Despesas para acomodação e alimentação.

ADMINISTRAÇÃO
O Fundo é administrado pela ‘Stichting Het Da Vinci Huis’, com sede na Holanda. Uma comissão formada por quatro membros, presidida pelo Diretor Regional da IASL para a América Latina/Caribe selecionará o candidato a ser indicado ao prêmio. O Diretor Regional da IASL para a América Latina e Caribe será a pessoa de contato entre o vencedor e a Stichting Het Da Vinci Huis.

SELEÇÃO
A seleção dos candidatos será feita por um júri formado por quatro profissionais: o Diretor Regional da IASL para a América Latina e Caribe, um professor universitário que atue na área de biblioteca escolar e um representante de uma entidade que reúna bibliotecas escolares e um vencedor do DA VINCI HOUSE-IASL FUND FOR BRASIL. Para 2011 o júri será formado por:
- Katharina B. L. Berg - Diretora Regional da IASL para a América Latina e Caribe;
- Profa. Dra. Bernadete Campello (UFMG - Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar)
- Eliane Fioravante Garcez (Representante - Grupo de Bibiotecários da Área Escolar de Santa Catarina - GBAE/SC)
- Lilia Virginia Martins Santos, vencedora do prêmio 2010

INSCRIÇÕES

O formulário de inscrição está disponível em: http://www.albertkb.nl/dvh-iasl-brasil.html
Na inscrição o candidato deverá incluir:

- Currículo vitae;
- uma breve descrição da escola e da biblioteca escolar onde trabalha;
- os motivos que o levam a se candidatar ao prêmio;
- o nome de um dos membros da escola onde trabalha para contato;
Deve enviar também uma explanação sobre os benefícios em potencial que o prêmio pode trazer caso seja escolhido.

Os candidatos deverão enviar sua inscrição ao prêmio e toda a documentação requerida para o Diretor Regional da IASL para a América Latina e Caribe (DVHpremio@gmail.com)
PRAZO PARA AS INSCRIÇÕES
O prazo final para a inscrição ao Prêmio é 30 de abril, 2011.

OUTROS REQUISITOS
O vencedor deverá fazer uma pequena apresentação (cerca de 10 minutos) durante a Conferência da IASL e escrever um relato para ser publicado em uma revista de circulação nacional/internacional.