quinta-feira, 28 de abril de 2011

Novo numero da CRB8 Digital já está online

Veja aqui

terça-feira, 26 de abril de 2011

Reforma na praça Roosevelt despeja acervo feminista

MARIANA DESIDÉRIO - DE SÃO PAULO

A nova praça Roosevelt, prometida pela prefeitura para 2012, terá cachorródromo, floricultura, uma base da Polícia Militar e uma da Guarda Civil. Não haverá mais, no entanto, lugar para uma biblioteca com 12 mil livros e documentos que ocupava o local desde 1991.

O acervo é do CIM (Centro de Informação da Mulher), organização que reúne material sobre as causas e organizações feministas desde 1979, quando brasileiras exiladas em Paris começaram a coleção. Além dos livros, a biblioteca tem 1.700 periódicos e 3.400 cartazes.

A biblioteca saiu da praça no dia 14 de janeiro e ainda não tem lugar para ficar. Antes, em um espaço de 380 metros quadrados na Roosevelt, cedido pela prefeitura, a biblioteca agora ocupa uma sala alugada de 119 metros quadrados.
"É o principal acervo sobre o movimento feminista, eu diria que não só em São Paulo, mas também no Brasil", diz Maria Rosa Dória Ribeiro, doutoranda em história social na USP.
Segundo a prefeitura, o projeto inicial da praça previa abrigar o CIM. O prédio, porém, foi vetado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental.
A coordenadora do centro, Marta Baião, reclama de que não foi devidamente avisada e que houve perda de material na mudança.
A subprefeitura diz que ofereceu dois espaços, mas eles não foram aceitos.
Publicado originalmente Folha de S. Paulo, de 21.04.2011 – Pg. C8

Biblioteca Anne Frank

Em 23 de fevereiro deste ano o CRB8 enviou à Prefeitura de São Paulo, oficio indagando sobre as noticias de que haveria o encerramento da Biblioteca Anne Frank.
Em 7 de abril, através do oficio 504/2011 o chefe de gabinete Renzo Dino Rossa, respondeu que a proposta não estava definida e caso o fosse teria ainda que passar pela avaliação da Procuradoria Geral do Municipio e pela Comissão do Patrimonio Imobiliário do Municipio de São Paulo antes de ser apreciada pelo prefeito e enviada à Camara Municipal de São Paulo.
O CRB8 está acompanhando de perto os acontecimentos de modo a intervir no momento oportuno.

XI Encontro dos usuários da Rede Pergamum será realizado na PUCPR

No período de 3 a 6 de maio será realizado o XI Encontro Nacional de Usuários da Rede Pergamum, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O encontro tem como objetivo reforçar a necessidade da tecnologia em conjunto com as aptidões dos bibliotecários em utilizar, nas suas rotinas diárias, métodos que forneçam resultados práticos, objetivos e organizados, em prol do atendimento aos seus usuários internos e externos.

Com o foco neste cenário, o Pergamum organiza uma série de palestras sobre os recursos, novidades e possibilidades do software para obtenção do resultado das experiências diárias com maior rapidez, qualidade e eficiência.

Trata-se de um evento de capacitação profissional, com ênfase na consolidação dos conhecimentos em torno do Sistema Pergamum, na troca de experiências e na criação de relações interpessoais de trabalho. É voltado para profissionais da área de biblioteconomia, arquivologia, formadores de opinião dentro das organizações, diretores, gestores e profissionais de centro de informações como Universidades Públicas e Privadas, Faculdades, centro de ensino, Ministérios Públicos, Tribunais de Justiça, Prefeituras, Órgãos Públicos e Museus, bem como profissionais da área de TI que prestam atendimento nesta atividade. O tema desta edição é "Atendimento ao Cliente - Cooperação gera Qualidade".

Inscrições e informações sobre a programação no site: http://www.pergamum.pucpr.br/ encontroredepergamum/ programacao.php

Mais informações pelo email pergamum@pucpr.br