sexta-feira, 27 de maio de 2011

Coloquio acadêmico de 2011

Dando continuidade ao Seminário entre coordenadores e professores das instituições de ensino superior de Biblioteconomia realizado em 20 de agosto de 2010, para debater a Lei federal 12.244/2010 e suas conseqüências para a formação de quadros profissionais, o CRB8 retomou no dia 20 de maio a segunda etapa dessa reunião contando com a presença da professora Bernadete Campelo que fez uma exposição sobre os parâmetros para a biblioteca escolar, e também de vários representantes dos cursos de Biblioteconomia do Estado de São Paulo. Alguns pontos considerados muito importantes foram rediscutidos com vistas à viabilização.
a) Definir condições para implementação de cursos à distância

b) Introduzir nos cursos de graduação existentes, disciplinas especificas de Biblioteca Escolar

c) Intensificar o marketing sobre a profissão utilizando as redes sociais, engajando cada profissional nas campanhas: “Traga um colega para a profissão”. “ Bibliotecário, matricule seus filhos em escolas que tenham bibliotecário”.

d) Realizar alguma atividade nacional que possa ser organizada por meio das redes sociais, direcionada à visibilidade da profissão.

e) Realizar encontros e palestras de sensibilização junto a secretarias municipais, escolas publicas e privadas, sindicato de professores.

f) Sensibilizar parlamentares para criação de frentes suprapartidárias para apoio e divulgação da lei 12.244

g) Apoio à criação e/ ou implantação de legislação para institucionalizar sistemas e redes municipais de Biblioteca Escolar

Premio Laura Russo lançará publicação


3 de Junho é o dia da grande festa do X Premio Laura Russo, patrocinada por vários parceiros que possibilitaram a confecção dos troféus, a festa e ainda uma publicação contando um pouco da historia da Biblioteconomia Paulista, que será distribuida aos bibliotecários presentes no evento. Os profissionais que não conseguirem participar podem retirar seu exemplar pessoalmente na sede do Conselho a partir do dia 06 de junho.
Importante:a lotação para o evento está quase esgotada portanto, faça logo sua inscrição e chegue cedo pois a distribuição será encerrada assim que se iniciar a solenidade.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

I Encontro E-L@DIS E NEPPI – Informação e discurso

A USP de Ribeirão Preto realizará o I Encontro E-L@DIS E NEPPI – Informação e discurso: como o profissional pode lidar com isso?.
Será no dia 17 de junho de 2011, às 19h30.
Local: Anfiteatro André Jacquemin, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – USP.

Saiba mais

Video sobre a profissão de bibliotecario

A TV Justiça realizou um documentário sobre a profissão de bibliotecário. Será veiculado na próxima segunda-feira, 30 de maio - no programa Espaço Documentário - Bibliotecários às 21h, na TV Justiça.
Mais informações no link abaixo
http://www.tvjustica.jus.br/programas.php?id_programas=139

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Goethe-Institut São Paulo, com apoio do Itaú Cultural

convida para a palestra
Perspectivas para uma Biblioteca Nacional europeia
A Biblioteca Nacional Alemã a caminho de uma biblioteca digital: situação atual, dificuldades, futuro.
Reinhard Altenhöner é pós-graduado em biblioteconomia. Desde 2003 dirige o departamento de Tecnologia da Informação da Biblioteca Nacional Alemã.
A Biblioteca Nacional Alemã engloba três importantes instituições em Leipzig, Frankfurt am Main e Berlim que desde 1913 são depositárias do patrimônio bibliográfico e documental. Com quase 26 milhões de documentos, possui coleções de valor inestimável, sendo considerada uma das mais importantes bibliotecas do mundo
Data: 30 de maio de 2011 - Segunda-feira - das 19h00 às 21h00
Local: Itaú Cultural - sala Itaú Cultural
Avenida Paulista 149 - São Paulo- Estação Brigadeiro do metrô

Alemão com tradução

Entrada franca - vagas limitadas

Inscrições gratuitas e antecipadas através do email biblioteca@saopaulo.goethe.org. Serão fornecidos certificados eletrônicos após a palestra.
Informações 11-3296-7051 - Goethe-Institut São Paulo