sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ex-ministro da Cultura critica discurso de Ayatollah Ali Khamenei

"Líder supremo do Irão declara os livros “drogas venenosas”

Carla Guerreiro Santos
O Supremo Líder do Irão, ayatollah Ali Khamenei, reprovou os livros com “motivações políticas implícitas” e alertou para o seu perigo, associando-os a “drogas venenosas”.

O ex-ministro da Cultura iraniano Ataollah Mohajerani criticou a decisão do Supremo Líder de restringir o acesso à literatura, depois de ter atacado publicamente “livros nocivos”.

Numa reunião com bibliotecários e funcionários da indústria livreira do Irão, na quarta-feira, Khamenei reprovou os livros “com uma aparência cultural mas com motivações políticas específicas escondidas.”

De acordo com o seu site oficial, Khamenei.ir, o Líder Supremo afirmou que “nem todos os livros são necessariamente bons e nem todos são nocivos, só alguns”.

Mohajerani, que foi ministro da Cultura até 2000 durante o regime do Presidente reformista Mohammad Khatami, afirmou que Khamenei está preocupado com livros “literários, filosóficos e sociais” que possam levantar questões sobre a sua legitimidade como Líder Supremo. "Acho que ele receia livros que possam implícita ou explicitamente comprometer a sua posição e também a sua validade.”
Na altura em que Mohajerani era ainda ministro, a relação entre ele e Khamenei ficou tensa pelas medidas que o ex-chefe da pasta da Cultura implementou, entre elas o favorecimento a uma enorme abertura cultural e a remoção de milhares de títulos da lista de livros proibidos.

Alguns analistas acreditam que a sua falta de deferência para com Khamenei foi outra das razões que o levou a ser atacado por religiosos conservadores, os quais o forçaram a finalmente se demitir. Depois disto, Ataollah Mohajerani foi viver para Londres em exílio e várias publicações fecharam.
No seu discurso, o Líder Supremo, de 72 anos, cujas declarações são interpretadas como indicações oficiais a seguir, recusou-se a dar mais pormenores sobre quais os livros considerados por ele “nocivos”. E acrescentou: “Os responsáveis da indústria livreira não devem permitir que livros perigosos entrem no nosso mercado com base na ideia de que nós deixamo-los [leitores] escolher [o que eles querem ler].”

“Como drogas venenosas, perigosas e viciantes, que não estão disponíveis para todos sem restrições. Como editor, bibliotecário ou funcionário da indústria livreira, não temos o direito de fazer [tais livros] circular livremente. Devemos dar-lhes livros saudáveis e bons”, disse no mesmo discurso.
Títulos como a versão não censurada do Simpósio de Platão, a Viagem ao Fim da Noite de Louis-Ferdinand Céline e outros autores como James Joyce, Gabriel García Márquez, Kurt Vonnegut e Paulo Coelho foram banidos há pouco tempo pelo Ministério da Cultura iraniano e pela orientação islâmica, a qual veta os livros antes da sua publicação.

Apesar da Constituição iraniana proibir a censura, os editores têm de submeter todos os livros ao Ministério da Cultura onde são analisados por três pessoas que separadamente definem as palavras e frases a censurar ou que as marcam como “inapropriadas” para publicação.

Os comentários do Líder Supremo estão na origem das queixas de escritores sobre o longo período de tempo que têm levado os processos de edição de livros, tendo alguns esperado durante meses e até anos para obter a autorização.
Devido à grande censura no Irão, muitos escritores célebres iranianos, como Mahmoud Dolatabadi e Reza Barahani, cujos livros foram proibidos no país, escolheram publicar as suas obras no estrangeiro. "
Publicado originalmente http://www.publico.pt/Mundo/lider-supremo-do-irao-declara-os-livros-drogas-venenosas_1504254

BIBLIOTECAS LEVAM LEITORES A GRANDES HISTÓRIAS E AVENTURAS

"As bibliotecas são uma ótima opção para quem está em férias e gosta de leitura para se entreter e "viajar" através das histórias. Em Rio Claro existem três bibliotecas, onde os munícipes podem encontrar diferentes títulos e passar as horas percorrendo páginas repletas de muitas aventuras, romance ou ficção científica.
As bibliotecas do município contam com diversos e diferentes tipos de títulos. O Gabinete de Leitura fica na Avenida 4 entre as Ruas 5 e 6, Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 19h e, aos sábados, da 8h às 13h.
A outra biblioteca funciona no Centro Cultural "Roberto Palmari", na Rua 2, 2880, Vila Operária, junto ao Lago Azul. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 8h ao meio-dia.

Outra opção para quem quiser buscar livros é a biblioteca que fica na bairro Cervezão, à Rua M-15, nº 411. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. A biblioteca não está abrindo aos sábados.

Para ficar sócio de uma das bibliotecas é preciso apresentar os originais de recibo de luz ou telefone, RG ou certidão de nascimento, e pagar taxa de R$ 3,00. Na biblioteca do Cervezão não é preciso pagar taxa. Menores de idade precisam retirar nas bibliotecas modelo de autorização para ser entregue assinado pelos pais na hora de fazer a carteirinha.

Além das bibliotecas, há também em Rio Claro o projeto Livro Vivo, programa municipal de incentivo à leitura. O projeto está funcionando atualmente na antiga estação ferroviária. O interessado pode retirar um livro gratuitamente, levá-lo para casa, cuidar dele pelo tempo necessário e, depois de ler, deve-se devolvê-lo para que outras pessoas também possam desenvolver o hábito da leitura."
Publicado originalmente http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/intervalo/intervalo/78661--BIBLIOTECAS-LEVAM-LEITORES-A-GRANDES-HISToRIAS-E-AVENTURAS--

Livros “jogados” no chão

"Lucas Puntel Carrasco
A manchete chama atenção! Livros doados ao Gabinete de Leitura estão espalhados pelo chão, fora das prateleiras, parece que jogados. As fotos que registram o flagrante circulam pela internet, o caso saiu no jornal e está indignando muita gente.
Por outro lado, a coordenadora do Gabinete, Cristina Babone, explica que “muitos livros vêm rasgados, faltando capa, com baratas, urina de rato”, então o processo de triagem e limpeza “é feito no chão, onde é mais fácil realizar o trabalho”. Para o secretário municipal de Cultura, Ney Fina, não se sabe qual é o interesse de quem tirou aquelas fotos, mas segundo ele “não é a realidade do Gabinete de Leitura”.

Realidade ou exagero, eu já não acho muito absurdo ver livros no chão. Aqui em casa, por exemplo os livros têm também outras funções além de esquentar lugar na prateleira. São quase móveis da casa: uma pilha apoia a lamparina, outra ajeita o telefone, acomoda o porta-retratos, segura a máquina de escrever. Os livros parece que se movem sozinhos, é meio sobrenatural. E já não cabe nenhum outro exemplar. Mais um pouco, e eu fundaria uma biblioteca!

Enquanto vivi em Rio Claro, na infância, sempre frequentei as bibliotecas do Gabinete de Leitura, do Centro Cultural e do Círculo Operário. Lia Isaac Asimov, Pedro Bandeira, a Série Vaga-Lume... Ah, como era gostoso visitá-las! Abrir aquelas gavetinhas de alumínio, sentir os dedos correndo nas fichas de registro, caminhar aleatório pelos corredores até encontrar algum livro bacana. Eu me guiava pelo inesperado.

E, inesperadamente, vocês sabiam que, num distrito de S. José dos Campos, trancafiaram os livros na antiga cadeia pública? Um sujeito de lá chamado Sidnei Rosa foi assuntar na subprefeitura, que mandou dizer que a chave da cela estaria na escola, mas ali diziam que a chave ficava era na subprefeitura mesmo. Rosa nem se meteu no fogo cruzado, montou sua própria biblioteca. Doações de livro foram chegando, depois tijolos e cimento. E eis a Biblioteca Solidária, com 13 mil livros livres para o leitor.

E de biblioteca em açougue, já ouviram falar? Foi assim, aos 16 anos Luis Amorim aprendeu a ler. Ex-engraxate de Brasília, foi trabalhar em um açougue e, ali mesmo junto às carnes, pendurou 10 livros numa prateleira. Pois é... hoje, além de vender contra-filé, também ainda leva a leitura 24h aos pontos de ônibus da capital. São mil empréstimos diários!

Livros em açougue, saindo do lixo ou trancafiados na cadeia. Por esse Brasil afora, tem acervos surgindo de lugares inusitados. Pelo visto, para eles o que vale é a boa vontade. Assim como para o grupo de pessoas em Rio Claro que, pela internet, organizou um mutirão para colaborar na triagem dos livros do Gabinete de Leitura. Parece que mais de 30 pessoas já confirmaram a participação para o próximo sábado, das 9 ao meio-dia.

(O autor é escritor e editor - lucaspuntelcarrasco@gmail.com)"
Publicado originalmente http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/Colaboradores/colaboradores/79217-Livros-jogados-no-chao--

Poio Novaes sugere ao Prefeito informatização da Biblioteca Municipal de Avaré

"Pensando em proporcionar melhorias às condições e ao trabalho desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Avaré, o vereador Poio Novaes (PMDB) sugeriu ao Prefeito Rogélio Barcheti a adoção de duas medidas.

A primeira é a informatização da Biblioteca, um procedimento que, segundo o vereador, é necessário ao bom andamento da unidade, além de gerar redução de custos aos trabalhos desenvolvidos. “Após a informatização, a Prefeitura poderia publicar em seu site um catálogo do acervo disponível na Biblioteca Municipal”, solicitou Poio Novaes, por meio de indicação.

Em outra propositura, o vereador pediu também que a Biblioteca Municipal, que atualmente está sob a responsabilidade da Secretaria da Cultura, seja transferida para a Secretaria da Educação. “Com esta medida, as possibilidades da Biblioteca Municipal crescer serão reais, visto que a disponibilidade financeira da Secretaria de Educação é maior que da Secretaria da Cultura, além de haver uma afinidade maior entre Biblioteca e Educação do que com a Cultura”, justificou Poio Novaes."
Publicado originalmente http://www.folhadeavare.com.br/manchetes/2107201112.html

São Paulo do século XVIII: de vila a cidade

O último dia do ciclo "São Paulo do século XVIII: de vila a cidade" será sobre música e leitura.


26 jul / terça /  19h às 21h

Nos desvãos das livrarias religiosas: livros e censura na São Paulo setecentista - Marisa Midori Deaecto

Música na São Paulo colonial - Regis Duprat

Marisa Midori Deaecto é professora do curso de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (USP). Formada em História pela Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado na mesma instituição, especializou-se em História do Livro, particularmente nas relações entre economia e cultura, tendo o comércio e a produção editorial brasileira como eixo principal de suas pesquisas. Possui artigos publicados no Brasil e no exterior, dentre os quais, destacam-se seus estudos sobre a presença francesa no comércio livreiro de São Paulo, no qual reconstitui a trajetória do livreiro Anatole-Louis Garraux, proprietário da mais célebre livraria da cidade, na segunda metade do século XIX e sobre a Livraria Francisco Alves, pesquisa em que a autora enfatiza a relação do livreiro-editor com a classe política paulista no alvorecer republicano. É autora de Comércio e vida urbana na cidade de São Paulo (1889-1930) (São Paulo: Senac, 2002) e O Império dos livros: instituições e práticas de leitura na São Paulo oitocentista (São Paulo: Edusp; Fapesp, 2011).

Regis Duprat é musicólogo e historiador. Professor Titular de História da Música Brasileira e Estética Musical na Universidade de São Paulo e Universidade Estadual Paulista. Formado pela USP em História e pelo Instituto de Musicologia de Paris (Sorbonne), doutorou-se nessa disciplina em 1966, na Universidade de Brasília. Publicou sua tese de doutorado nos Estados Unidos "Música na Matriz e Sé de São Paulo Colonial". Colaborou no Dicionário Grove nº 6, (Londres, 1980). É autor de cerca de 200 trabalhos de pesquisa e de edições musicológicas inclusive no campo da música popular brasileira do século XIX. Produziu 18 LPs e CDs de música sacra do período colonial, de música de câmara do período romântico e de música popular urbana do século XIX. "

NOVO CONGRESSO ATUALIZA OS PROTAGONISTAS DO MERCADO DO LIVRO DIGITAL

"O 2° Congresso Internacional CBL do Livro Digital vem para orientar, esclarecer e atualizar editoras, livrarias e distribuidores sobre as tendências de mercado com o crescimento do Livro Digital

Mesmo após uma década da chegada da internet e de tudo o que foi criado a partir dela, como exemplo as redes sociais, a notícia imediata, e a facilidade em comprar, vender e ter acesso a produtos na web, a notícia divulgada no começo deste ano de que nos EUA a comercialização dos e-books ultrapassou a venda das obras em papel, ainda surpreende os principais atuantes do mercado do livro. Aqui no Brasil outro acontecimento aquece ainda mais a discussão do rápido desenvolvimento das mídias digitais. É a chegada da Amazon, o maior site de vendas pela internet, no mercado nacional, que decidiu começar a nova empreitada pelo setor de livros .

Com isso, livrarias, editoras e distribuidores se perguntam como essa alta procura por obras neste novo formato irá gerar lucro? Como isso acontecerá exatamente? Para responder estas e muitas outras questões em torno do assunto, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) sai na frente novamente e irá realizar o 2° Congresso Internacional CBL do Livro Digital, que acontece nos dias 26 e 27 de julho, no Centro de Eventos da Fecomércio, em São Paulo. Tendo a preocupação em munir os editores, distribuidores, livrarias e todos que atuam na cadeia produtiva do livro sobre as novas tendências, o novo padrão de comportamento e os novos negócios dessa área, a CBL, fez nova parceria com a Frankfurter Buchmesse, maior e mais importante feira editorial do mundo.

O evento contará com palestrantes nacionais e internacionais, como Dominique Raccah, Presidente e Editora da Sourcebooks e Co-Presidente da Book Industry Study Group. Pieter Swinkels é outro palestrante, que vai discutir a fundo o tema ‘O Novo Papel das Distribuidoras e Livraria no Mundo do Livro Digital ‘. Swinkels é o Diretor de Relações com Editoras & Setor para União Europeia da empresa Kobo, além de ser um amante dos livros eletrônicos. Outro convidado estrangeiro é Ed Nawotka, fundador e Diretor de Redação do Publishing Perspectives, um serviço de notícias impresso e digital voltado para o mercado editorial internacional, conhecido como ‘a BBC do universo editorial’. Ele será o responsável pela palestra ‘Qual o Principal Desafio para o Mercado Editorial até 2020?’. Listada entre as 100 mulheres mais importantes do Canadá e considerada ‘A Nova Executiva Caçadora de Tendências’, Rochelle Grayson também fará parte do comitê de palestrantes, assim como Joseph Craven, Vice-Presidente de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Sterling Publishing Co., Diego Vorobechik, o Co-fundador da empresa argentina Bibliográfica, Bob Stein, envolvido desde 1980 com a publicação eletrônica, entre muitos outros.

Maiores informações sobre o evento:

G. Treviso Comunicação - Gloriete Treviso

(11) 5084-4212 / (11) 9174-9174 - gtreviso@gtreviso.com.br"

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Revista Biblioteconomia Paulista em formato eletronico

Você que ainda não tem o seu exemplar da Revista Biblioteconomia Paulista, lançada durante o X Premio Laura Russo, agora pode fazer download do pdf clicando no link abaixo
Pegue aqui

terça-feira, 19 de julho de 2011

Atualize-se com os cursos da ContentMind

CURSO 1
UNIDADES DE INFORMAÇÃO NA WEB 2.0: conceitos, estratégias e práticas

3ª turma presencial! Curso presencial com um micro por aluno 
Instrutoras: Renate Landshoff e Suely de Brito Clemente Soares
Data: 25 e 26 de agosto de 2011 (quinta e sexta-feira)
Local: Av. Paulista - Próximo à estação de metrô Trianon-Masp - São Paulo, SP
Inscrições: http://www.contentmind.com.br/?page_id=710
CURSO 2
BOAS PRÁTICAS NA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES DIGITAIS
1ª turma presencial!Instrutor:
 Humberto Innarelli
Data: 27 de agosto de 2011 (sábado)
Local: Av. Paulista - Próximo à estação de metrô Trianon-Masp - São Paulo, SP
Inscrições: http://www.contentmind.com.br/?page_id=1379

Palestra GIDJ/SP - 30/07/2011 - A usabilidade de sites jurídicos

Palestrante: Dulce Mara de Oliveira

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela ECA/USP. Há 16 anos atua na área
de gestão de informação e atualmente é Bibliotecária do Escritório Demarest e Almeida
Advogados.

Objetivo:
Apresentar a prática do trabalho do bibliotecário quanto à usabilidade dos sites jurídicos.

Público-alvo:
Profissionais que atuam ou querem ingressar em unidades de informação e documentação jurídica.

Conteúdo do Workshop:
1 - Introdução
2 – Usuários da Informação
3 – Usuários e sua necessidade
4 – Usuários de Biblioteca
5 – Usuário da Biblioteca jurídica
6 – Internet
7 – Arquitetura da Informação
8 - Usabilidade
9 – A Importância da usabilidade
10 – Usabilidade de websites
11 – Usabilidade de sites jurídicos
12 – Comparando sites
13 – Acessibilidade na web
14 – Nas nuvens
15 - Considerações Finais
16- Conclusão

Data: 30 de Julho de 2011 (sábado)
Horário: 9:00 às 13:00
Local: Conselho Regional de Biblioteconomia
Rua Maracajú, Nº 58 – Vila Mariana – São Paulo.
Inscrições: crb8@crb8.org,br

Curso de pós em Arquivistica está com inscrições abertas

A FESPSP está recebendo inscrições de interessados em seu curso de pós graduação em Arquivística. Maiores informações: http://www.fespsp.org.br/pos/index.html

II FIBE apresentará o que há de mais atual no mundo em biblioteca escolar

Comunidades de Prática, Competências Informacionais e Pesquisas e Investigações serão os temas discutidos durante o II Fórum Internacional de Biblioteconomia Escolar e V Seminário Biblioteca Escolar, de 18 a 21 de outubro na Fundação Prefeito Faria Lima - CEPAM, em São Paulo. 
Organizado pelo CRB-8, IASL - International Association of School Librarianship e FEUSP – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, o evento reunirá pesquisadores nacionais e internacionais.
Mais informações e inscrições: www.fibe2011.com.br
PARCERIAS: Fundação Palavra Mágica, IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, SESI, Goethe Institute de São Paulo e Fundação Prefeito Faria Lima - CEPAM.
APOIOS CIENTÍFICOS: FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e GEBE – Grupo de Estudos de Biblioteca Escolar – Universidade Federal de Minas Gerais.
  

CRB-8 abre concurso para vários cargos

Seleção para Preenchimento de Empregos e Cadastro de Reserva no Quadro de Pessoal


 - Mensageiro - cadastro de reserva; 
- Auxiliar Administrativo - cadastro de reserva;
- Bibliotecário Fiscal - 1 vaga + cadastro de reserva;
- Coordenador do Setor Financeiro e de Cobrança - cadastro de reserva;
- Coordenador Administrativo - Cadastro de reserva.


Inscrições: 18/07 a 29/07/2011



Edital no site do crb8 www.crb8.org.br