sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Biblioteca Infantil de Sorocaba completa 25 anos de existência


Agência BOM DIA
O prédio imponente da Biblioteca Infantil de Sorocaba, com arquitetura do século XIX, remete a uma época que atualmente só é encontrada nos livros, nas páginas de obras de escritores famosos que ajudaram a construir a cidade. E o homem que dá nome ao local foi um dos pioneiros da literatura infantil no país: o sorocabano Renato Sêneca Fleury. E, nem de longe, ele imaginava que um dia seu livro – publicado em 1930 – ganharia lugar de destaque na biblioteca. A obra de Fleury fica na sala das obras raras, um lugar especial onde estão só as preciosidades do acervo. As informações são da TV TEM.

Andar no meio das prateleiras é como fazer um passeio, uma viagem cheia de riqueza, informação e histórias que encantam. O acervo tem mais de 32 mil livros e quem visita a biblioteca tem uma aula de cultura e muito, mas muito conhecimento. É nas páginas dos livros que muito estudantes descobrem grandes histórias. É o caso de Mônica, de 20 anos, que frequenta a biblioteca infantil municipal desde quando era criança, e foi lá que ela aprendeu a gostar de ler.

O livro mais antigo da biblioteca é um dicionário de medicina popular escrito em 1851, que ainda pode ser consultado. Historinhas para as crianças não faltam. A gibiteca tem mais de seis mil gibis, mas quem visita a biblioteca não fica só de olho nos livros. Conhece também um pouco do que foi a literatura no passado. E além dos livros tem música também. O arquivo tem mais de 19 mil discos, que podem ser ouvidos em uma vitrola de 1929."
Publicado originalmente http://www.redebomdia.com.br/noticias/viva/64375/biblioteca+infantil+completa+25+anos+de+existencia

Indice de leitura no ABC é de 2,36 livros/ano, aponta INPES

"O índice de leitura nos sete municípios do ABC é de 2,36 livros por ano, número superior à média do País, onde os demais brasileiros leem 1,5 livro/ano. O resultado é de levantamento do Inpes (Instituto de Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano) ao ouvir 1.050 entrevistados no primeiro semestre de 2011. Se for levada em consideração a população com mais de 18 anos no ABC (1,8 milhão) – foco da amostragem – e multiplicá-la pelo índice, a conclusão é de que neste ano serão lidos quase 4,5 milhões de livros.
Entre as mulheres da região, o índice salta para 3,04 livros/ano. Já entre os homens, o recuo é de 1,67 livro/ano. O perfil socioeconômico é um dos principais fatores de impacto.  Entre os entrevistados classificados como classe A, o hábito de leitura atinge o patamar de 4 livros por ano. Na classe B, o número cai para 2,85. Entre os elencados na C, o índice se assemelha ao nacional (1,59). O pior desempenho é verificado justamente nas classes mais baixas D/E, que não atinge um livro por ano (0,79).
Por cidade (veja tabela), São Bernardo lidera com 3,22 livros/ano. São Caetano, que deveria liderar por conta do perfil econômico, aparece na sequência com 2,83 livros/ano devido à grande quantidade de idosos. Dos sete municípios, só Mauá e Rio Grande da Serra apresentam índices abaixo da média nacional. "
Leia mais

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Secretaria de Cultura do Rio quer transformar bibliotecas em centros culturais


"Transformar as bibliotecas públicas em centros de atividades culturais é a proposta do projeto Rio de Livros, Um Mar de Leituras que a Secretaria Municipal de Cultura promove a partir de hoje, até o dia 30, com programação variada e gratuita. O projeto reúne, pela primeira vez, uma série de iniciativas que desde 2009 vêm sendo realizadas, embora de forma não contínua, na rede de bibliotecas da prefeitura, como a Ciranda de Histórias, o Circuito Jovem de Leitura, os Encontros Literários e as Tardes Culturais.

“O objetivo é atingir diferentes públicos e fazer das bibliotecas locais frequentados por adultos, jovens e crianças”, afirma a coordenadora de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Fonseca. Para fortalecer o contato entre a população e os espaços de leitura, a programação contempla diferentes formas de apresentar a literatura – em palestras, debates, na contação de histórias, em exposições e até na música.
Leia mais

II Fórum Internacional de Biblioteconomia Escolar e V Seminário Biblioteca Escolar


Fórum discutirá as mudanças no ambiente da Educação e a importância da biblioteca escolarPesquisas internacionais comprovam o impacto positivo da biblioteca escolar na aprendizagemPara analisar as mudanças provocadas pelas novas tecnologias no ambiente educacional, incentivar e divulgar a pesquisa em Biblioteconomia e estimular o intercâmbio, o Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) e a Associação Internacional de Biblioteconomia Escolar (IASL) organizam o II Fórum Internacional de Biblioteconomia Escolar e V Seminário Biblioteca Escolar, entre os dias 18 e 21 de outubro, na Fundação Prefeito Faria Lima, em São Paulo. Dirigido a bibliotecários, professores, educadores, políticos e estudantes de Biblioteconomia e Educação, o evento terá como foco "A Prática em Evidência" estimulando pesquisas na área e uma maior aproximação entre os campos teórico e prático. Estão confirmadas as presenças de especialistas de diversos países: Dra. Nancy Everhart, ex-presidente da Associação Americana de Bibliotecas Escolares; Dr. Albert Boekhorst, coordenador da Unesco e especialista em Competências Informacionais da Holanda; Ana Bela Pereira Martins, do gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal; Dra. Aurora de la Vega, professora da Universidad Catolica do Peru e conhecedora da realidade da América Latina, que contrasta com a dos Estados Unidos e Europa, e Dr. Diljit Singh, presidente da IASL e professor da Universidade da Malásia.
Segundo o Manifesto IFLA/UNESCO*, "está comprovado que bibliotecários e professores, ao trabalharem em conjunto, influenciam o desempenho dos estudantes para o alcance de maior nível de literacia na leitura e escrita, aprendizagem, resolução de problemas, uso da informação e das tecnologias de comunicação e informação". Essa relação direta entre a existência da biblioteca escolar e o melhor desempenho dos estudantes continua sendo corroborada por pesquisas realizadas no mundo todo. Na sociedade contemporânea em que a informação é matéria-prima para geração de novos conhecimentos, a capacidade e habilidade para acessar, selecionar, avaliar e fazer uso crítico e ético da informação são competências necessárias para a formação dos estudantes e sua transformação em cidadãos autônomos. Essa capacidade, chamada de competência informacional, é estimulada pelo bibliotecário educador, que atua nas bibliotecas escolares em parceria com os professores. Por isso, a implantação da Lei federal 12.244, de 24 de maio de 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino, com respeito à profissão de bibliotecário, se faz necessária e urgente com o objetivo efetivo de melhorar a qualidade da Educação. * O Manifesto foi preparado pela IFLA - Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Instituições, e aprovado pela UNESCO em sua conferência geral em novembro de 1999.
II Fórum Internacional de Biblioteconomia Escolar e V Seminário Biblioteca Escolar
De 18 a 21 de outubro
Fundação Prefeito Faria Lima em São Paulo
Mais informações em  www.fibe2011.com.br

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp realiza em novembro o VII SENABRAILLE,

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp convida para o VII SENABRAILLE, a ser realizado de 27 a 30 de novembro de 2011, no Centro de Convenções da Unicamp e terá como tema central “Bibliotecas: espaços acessíveis a múltiplos usuários”.
Organizado pela UNICAMP e FEBAB, o Evento tem por objetivo discutir diversas temáticas e permitir o compartilhamento de experiências, oferecendo uma oportunidade para debater, discutir e unir esforços para a construção de um ambiente mais acessível. Para tanto, o VII Senabraille conta especialmente com a assessoria de uma Comissão de Acompanhamento na Área de Acessibilidade, formada por profissionais envolvidos com a causa e pessoas com deficiência, que orienta, acompanha, verifica e monitora as diferentes fases do projeto, apontando ajustes para garantir a acessibilidade de seus participantes e indicando as especificações dos serviços a serem prestados.
Além de palestras e debates, haverá ainda, minicursos gratuitos, apresentação de trabalhos orais e pôsteres e atividades técnicas, culturais e artísticas.
Maiores informações na URL http://www.sbu.unicamp.br/senabraille/ 

EUA ficam para trás na corrida por biblioteca digital

 "Séculos depois de Benjamin Franklin ter elogiado o papel das bibliotecas públicas na democratização da sociedade americana, os EUA se veem atrasados em relação à Europa e ao Japão em termos da criação de um equivalente moderno: uma biblioteca nacional digital que sirva como repositório eletrônico do patrimônio cultural da nação.


A Biblioteca Nacional da Noruega foi uma das primeiras a aderir à ideia. Em 2005, ela anunciou a meta de digitalizar a íntegra de seu acervo; já foram escaneados cerca de 170 mil livros, 250 mil jornais, 610 mil horas de transmissões radiofônicas, 200 mil horas de televisão e 500 mil fotografias. Em 2010, a Biblioteca Nacional da Holanda anunciou a intenção de escanear todos os livros, jornais e periódicos publicados no país a partir de 1470.

Enquanto isso, as bibliotecas dos quase 50 países membros do Conselho Europeu se uniram em um único motor de buscas, o theeuropeanlibrary.org. E a Comissão Europeia patrocina o Europeana, um portal que dá acesso a cópias digitais de obras de arte, música, cinema e livros pertencentes a instituições culturais dos países membros. O portal contém cerca de 15 milhões de artefatos.

A criação de uma biblioteca nacional digital é um desafio maior para os EUA, com suas bibliotecas grandes e díspares. Mas na década de 1990 a Biblioteca do Congresso criou um acervo digital chamado "American Memory" (Memória Americana), que hoje contém 16 milhões de livros, mapas, filmes, manuscritos e peças de música. "
Leia mais

Biblioteca de São Paulo lança acervo digital


A iniciativa faz parte da campanha "Somos Plugados na Leitura", promovida pelo Instituto Canal do Livro 

Com mais de 30 mil livros nas estantes e diversas atrações eletrônicas, como CDs e DVDs, a Biblioteca de São Paulo lançou uma novidade: incluiu a Biblioteca Digital LivroClip em seu acervo. A iniciativa faz parte da campanha "Somos Plugados na Leitura", promovida pelo Instituto Canal do Livro.

A Biblioteca já faz uso de outras tecnologias, como um software de gestão de acervo e outros destinados à inclusão de deficientes visuais. Agora, adere aos livros digitais, com animações lúdicas para seus usuários. O acervo é composto, sobretudo, por obras da literatura clássica brasileira e internacional, tais como Machado de Assis e Willian Shakespeare.
A Biblioteca Digital LivroClip é um instrumento de incentivo à leitura, com vídeos motivacionais sobre cada obra literária. Os especialistas da Biblioteca de São Paulo aprovaram a nova ferramenta digital no uso real com os usuários costumeiros. "A mediação da leitura é um importante fator para aproximar os jovens do mundo das letras", explica Luiz Chinan, presidente do Instituto Canal do Livro. 

http://www.administradores.com.br/informe-se/cotidiano/biblioteca-de-sao-paulo-lanca-acervo-digital/46992/

Trabalho discute valores das taxas de conselhos profissionais


A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realizou dia 09/08 audiência pública para discutir o Projeto de Lei 3507/08, que estabelece limites máximos de contribuição profissional para os conselhos de classe, responsáveis pela fiscalização de profissões regulamentadas.
De acordo com o projeto, a contribuição máxima anual será de R$ 635 para a pessoa física ou pessoa jurídica individual. Para as demais pessoas jurídicas, a contribuição vai depender do capital social, variando de R$ 830 a R$ 2.905. Os valores das taxas e emolumentos vão variar de R$ 117 a R$ 700.
O debate foi proposto pelo relator da proposta, deputado Eudes Xavier (PT-CE), e pelos deputados Assis Melo (PCdoB-RS) e Augusto Coutinho (DEM-PE).
Assis Melo lembra que o projeto está sendo analisado pela Comissão de Trabalho. “A matéria em questão afeta diretamente milhares de trabalhadores que precisam do registro nos conselhos para o exercício profissional. Por esse motivo, acredito ser necessário que as entidades de representação das categorias sejam ouvidas."
Foram convidados para a audiência:
- o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique da Silva Santos;
- o presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), Roberto Mattar Cepeda;
- a presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Célia Chaves;
- o presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Marcos Túlio de Melo;
- a representante do Conselho Federal de Psicologia Monalisa Barros;
- o coordenador do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, José Augusto Viana.

Integra da proposta:   PL-3507/2008
Publicado originalmente http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/200710-TRABALHO-DISCUTE-VALORES-DAS-TAXAS-DE-CONSELHOS-PROFISSIONAIS.html

ABECIN está aceitando novos filiados


A ABECIN - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação está em campanha para filiação de novos associados. Todos os docentes envolvidos com a formação de bibliotecários ou técnicos em biblioteconomia estão convidados. O valor é de 2004, R$ 50,00 (cinquenta reais) por ano por associação individual (mais detalhes no site) - http://www.abecin.org.br/portal/associe.php  
Profa. Dra. Valéria Valls Coordenadora Região São Paulo da ABECIN

A conselheira Marilucia Bernardi fará palestra sobre leitura em Caxias do Sul

 "A Secretaria da Cultura, através da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer, com apoio da Secretaria da Educação, promove na próxima quinta-feira, dia 18 de agosto, às 19h30min, no Anfiteatro da Câmara de Vereadores, Encontro de Leitura e Literatura com a bibliotecária Marilucia Bernardi.

A palestra é gratuita e as inscrições devem ser feitas na Biblioteca Pública Municipal, através dos telefones (54) 3221.1118, 3214.5937, 3214.6083, até 16 de agosto.

Formada pela PUCCamp, Marilucia atua no Colégio Santa Maria, participou da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e atualmente é conselheira do CRB-8ª –São Paulo. Falará sobre “A questão da leitura diante das novas tecnologias: qual o papel da biblioteca?”

Hoje discute-se muito o que é necessário para que um profissional torne-se diferenciado. Podemos dizer que precisa ser ágil, dinâmico, pró-ativo, bem informado, saber se relacionar com seus pares e com o público em geral. Porém, e aí encontra-se o foco da palestra, precisa ter habilidade para perceber e aceitar mudanças, bem como assimilar que a forma tradicional de administrar deve estar aliada à tecnologia, fazendo com que a biblioteca não fique estagnada e distante de toda a transformação pela qual o mundo da informação passa constantemente."