sábado, 24 de setembro de 2011

II Fórum Internacional de Biblioteconomia Escolar

Comunidades de Prática, Competências Informacionais e Pesquisas e Investigações serão os temas discutidos durante o II Fórum Internacional de Biblioteconomia Escolar e V Seminário Biblioteca Escolar, de 18 a 21 de outubro na Fundação Prefeito Faria Lima - CEPAM, em São Paulo. 
Organizado pelo CRB-8, IASL - International Association of School Librarianship e FEUSP – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, o evento reunirá pesquisadores nacionais e internacionais.
Mais informações e inscrições: www.fibe2011.com.br
PARCERIAS: Fundação Palavra Mágica, IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, SESI, Goethe Institute de São Paulo e Fundação Prefeito Faria Lima - CEPAM.
APOIOS CIENTÍFICOS: FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e GEBE – Grupo de Estudos de Biblioteca Escolar – Universidade Federal de Minas Gerais.

Unicamp terá edifício para abrigar suas obras raras

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) deve iniciar em breve a construção da sua Biblioteca de Obras Raras (Bora), com projeto assinado pelo arquiteto Cláudio Mafra em parceria com Daniel e David Castanheira. O edifício de quatro pavimentos terá 42 m de comprimento por 25 de largura, totalizando 3,5 mil m² de área construída. A Bora contará com áreas de acervo, áreas públicas, de serviços técnicos, de preservação, além de espaços para pesquisadores e para exposição.

A Relevância do Endomarketing na Biblioteca

"Enfatiza a relevância do Endomarketing aplicado dentro da Biblioteca.

Silma Gois
O Marketing é uma ferramenta imprescindível em todas as áreas de uma organização, melhorando consideravelmente os produtos e serviços oferecidos.

Mas o que é Endomarketing? É o marketing voltado para dentro, ou seja, é o marketing cujo foco é o cliente interno ou público interno da organização.
Os colaboradores são os primeiros clientes de uma organização e o bem (capital humano) mais valioso, ou seja, são peças essenciais no sucesso ou fracasso da organização, então é fundamental valorizar e encantar primeiro o público interno para depois conquistar o público externo.

VI Encontro de Biblioteca Escolar: Biblioteca Escolar: o espaço como coadjuvante na gestão do conhecimento

VI Encontro de Biblioteca Escolar: Biblioteca Escolar: o espaço como coadjuvante na gestão do conhecimento

Palestrante: Rosana Telles
Dia: 01 de outubro de 2011
Horário: 9h às 13h
Inscreva-se enviando e-mail para crb8@crb8.org.br 

Livros na nuvem


"Leitores poderão emprestar obras digitais da biblioteca do bairro para ler no Kindle

por Guilherme Rosa

Os diretores da Overdrive, uma empresa americana que fornece conteúdo e livros digitais para bibliotecas públicas dos Estados Unidos, cansaram de receber reclamações de bibliotecários preocupados com o Kindle. O e-reader (leitor de textos digitais) que permite ao usuário comprar mais de 700 mil livros da internet estaria esvaziando as bibliotecas e ameaçando seus empregos.

A solução da Overdrive foi unir os “inimigos”. Numa iniciativa chamada Kindle Library Lending, eles anunciaram que, até o final do ano, os donos do e-reader poderão baixar os livros digitais das 11 mil bibliotecas que têm parceria com a empresa nos Estados Unidos — de qualquer computador e de graça. Funciona assim: cada instituição possui um quantidade limitada de obras em formato digital e os usuários podem pegar emprestado os arquivos (que têm proteção anticópia) durante um tempo determinado. “Só precisa confirmar que é sócio”, diz Stephanie Mantello, diretora de relações- públicas do Kindle.

Depois da leitura, o associado devolve o documento, que poderá ser emprestado a outra pessoa. Se é totalmente proibido rabiscar nas obras comuns, não há nenhum problema em fazer anotações nos livros digitais. Com o novo sistema, todas as notas feitas pelo usuário no Kindle serão recuperadas se ele resolver pegar emprestado o livro uma segunda vez. "

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI236589-17933,00-LIVROS+NA+NUVEM.html

Bibliotecas públicas americanas emprestam livros para Kindle

"A Amazon afirmou que mais de 11 mil instituições dos EUA vão disponibilizar gratuitamente livros digitais para o tablet


Editora Globo
A empresa americana Amazon divulgou hoje que mais de 11 mil bibliotecas públicas dos Estados Unidos vão passar a emprestar, a partir desta semana, livros no formato Kindle. E a novidade não está limitada aos que possuem o tablet. Quem tiver um smartphone ou um computador com o aplicativo Kindle instalado, também pode ler os e-books emprestados.

O sistema vai funcionar da seguinte forma: o leitor vai usar o site da própria biblioteca para ver os livros disponíveis. Quando escolher a obra, vai clicar em “Enviar para o Kindle”, e então será redirecionado para o site Amazon.com para o download. Se o usuário não estiver conectado à internet, pode fazer a transferência via USB.

O lado bom de emprestar um livro digital é que as bibliotecas não vão sofrer com danos nas obras. No Kindle, os leitores podem escrever o que quiserem em suas páginas eletrônicas – e essas anotações estarão disponíveis sempre que o mesmo usuário emprestar o próprio título ou se decidir comprá-lo mais tarde. "  
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI266917-17770,00-BIBLIOTECAS+PUBLICAS+AMERICANAS+EMPRESTAM+LIVROS+PARA+KINDLE.html

Biblioteca Móvel em Ilhabela

Ilhabela recebeu a Biblioteca Móvel, um projeto do Grupo Itapemirim que conta com mais de dois mil livros para todas as idades, além de atividades lúdicas. 
O projeto foi trazido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Biblioteca Pública Municipal, e tem o objetivo de promover o incentivo à leitura, além de disseminar a informação para adultos, jovens e crianças. O ônibus também está preparado para receber portadores de deficiência física.
A Biblioteca Móvel já atendeu mais de 342 mil pessoas em 251 localidades de 19 estados do país. Para a bibliotecária de Ilhabela, Rosa Maria Alves, é gratificante poder contribuir com a formação das crianças e proporcionar um verdadeiro mundo de conhecimento através da leitura. “Como já disse Monteiro Lobato ‘um país se faz de homens e livros’ e é emocionante contribuir para que esse pensamento se torne realidade. Espero que todos aproveitem e nunca se esqueçam de visitar a nossa biblioteca”, concluiu. "


Congresso Internacional SIBiUSP 30anos – O FUTURO DO CONHECIMENTO UNIVERSAL

"DATA: 07 e 08 de outubro de 2011

LOCAL:  Auditório Parlatino da Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência - Memorial da América Latina – Portão 10 - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo/SP
PÚBLICO ALVO: pesquisadores, profissionais, docentes e alunos em geral interessados nas questões referentes à gestão do conhecimento e da informação.
TOTAL DE ASSENTOS DISPONÍVEIS: 600 (será respeitada a ordem de inscrição caso se exceda o limite)


EVENTO TOTALMENTE GRATUITO

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Sexta-feira, 07 de Outubro de 2011

9h30min às 12h30min - Mesa 1: O futuro do livro
  • Galeno Amorim – Fundação Biblioteca Nacional (COORDENADOR DA MESA) (Brasil)
  • Claudio Ruiz Gallardo - ONG Derechos Digitales (Chile)
  • Jean Claude Guedón – Université de Montréal / OAPEN (Open Access Publishing in European Networks) (Canadá)
  • Roberto Bahiense - Nuvem de Livros/Gol Grupo (Brasil)
14h às 17h - Mesa 2: O futuro do acesso ao conhecimento para pessoas com necessidades especiais
  • Linamara Rizzo Battistella – Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COORDENADOR DA MESA) (Brasil)
  • Albert K. Boekhorst - Information Literacy Section - IFLA / UNESCO (Holanda)
  • Mara Gabrilli – Câmara dos Deputados (Brasil)
  • Tone Eli Moseid – Library Services to People with Special Needs Section - IFLA (Noruega)

Sábado, 08 de Outubro de 2011
9h30min às 12h30min - Mesa 3: O futuro da produção científica e intelectual
  • *Marco Antonio Zago - Pró-Reiroria de Pesquisa/USP (COORDENADOR DA MESA) (Brasil)
  • Antonio M. Cunha – Universidade do Minho (Portugal)
  • Brandon Butler – Policy Initiatives-Association of Research Library (EUA)
  • Stuart Shieber – Office for Scholarly Communication - Harvard University (EUA)
14h às 17h - Mesa 4: O futuro das bibliotecas
  • Sueli Mara Soares Pinto Ferreira – Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (COORDENADOR DA MESA) (Brasil)
  • David Palmer – Library Technical Support Services, Hong Kong University (Hong Kong)
  • Mandy Stewart – British Library (Inglaterra)
  • Pedro Puntoni – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP (Brasil)

Secretário Geral do evento: Eloy Rodriguez – Serviços de Documentação, Universidade do Minho (Portugal)
Observadora Internacional: Malgorzata Lisowska Navarro – Sistema de Bibliotecas, Universidad del Rosario (Colômbia)
* Convidados aguardando confirmação.

Biblioteca Nacional oferece curso de preservação

"Estão abertas as inscrições para o 15º Curso Informativo sobre Preservação de Acervos Bibliográficos e Documentais, da Fundação Biblioteca Nacional. Ao longo do curso, os interessados participarão de palestras técnicas, farão uma visita ao Museu Nacional de Belas Artes e, ainda, terão estudos de casos no Centro de Conservação e Encadernação e no Laboratório de Restauração da BN. O curso será realizado entre os dias 17 e 25/10. As vagas são limitadas."
Fonte: Boletim da Biblioteca Nacional

Biblioteca Nacional funcionará aos domingos


alt
"A partir deste fim de semana, o carioca ou o turista que estiverem no Rio poderão conhecer a centenária sede da Biblioteca Nacional, no centro do Rio de Janeiro também aos domingos.A alteração no horário de visitação é parte de um grande projeto para ampliação dos serviços à população.
A mudança no calendário faz parte de um extenso pacote de novas atrações que o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, vem implementando desde fevereiro e que inclui uma movimentada agenda cultural com saraus, debates, colóquios, seminários, exposições, e, claro, a abertura da sede da BN aos fins de semana.
Além da abertura aos domingos, a Biblioteca terá no próximo mês outra mudança em seu funcionamento. A partir de 01 de outubro, as Divisões de Iconografia, Obras Raras, Manuscritos, Cartografia e Música e Arquivo Sonoro terão seu horário de funcionamento ampliado, passando a funcionar de segunda à sexta-feira das 10h às 18h. Os setores de Obras Gerais, Periódicos e Referência, continuam atendendo também aos sábados das 9h às 15h.
As novas atrações e horários de funcionamento já fizeram com que a Biblioteca Nacional registrasse número recorde de visitantes no primeiro semestre de 2011. Em apenas meio ano (janeiro a julho de 2011), foram mais de 45 mil pessoas participando das visitas guiadas, ou 60% mais que o número de total de visitantes no ano 2010, que registrou 24 mil pessoas.
Para a Diretora Geral da BN, Mônica Rizzo, a instituição, por seu valor histórico e seu riquíssimo acervo, deve ser roteiro turístico obrigatório. “O potencial turístico da Biblioteca Nacional ainda é pouco explorado. Estamos trabalhando para estar cada vez mais próximos dos brasileiros. Com a abertura aos domingos, uma série de cidadãos que não podiam vir à BN, agora poderá também nos visitar.”, afirma.
As visitas especiais ou em grupos deverão ser agendadas com antecedência pelos telefones (21) 2220-9484 e (21) 3095-3881 ou pelo e-mail visiguia@bn.br .
Ingresso: R$ 2,00, com meia entrada para estudantes e gratuidade para pessoas com mais de 60 anos. Mais informações no portal www.bn.br.
http://diariodemocratico.com.br/turismo/10/3618
publicado originalmente 

domingo, 18 de setembro de 2011

O registro de chapas poderá ser realizado até 3 de outubro!

"Caro Bibliotecário,  você que tem vontade de colaborar para o fortalecimento da sua profissão, reúna seus colegas, elabore uma proposta de trabalho e monte uma chapa para concorrer na eleição de novos conselheiros para o CRB-8 (Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo), que ocorrerá em novembro. Nesta ocasião, serão eleitos os 12 membros titulares e seis suplentes para o período 2012/2014.

O trabalho - de caráter social e voluntário - é imprescindível para a manutenção da regulamentação da profissão e crescimento da Biblioteconomia.

A Comissão Eleitoral encontra-se à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. É formada por Maria Claudia Pestana (coordenadora), Guaraciaba Aparecida de Almeida Domingues, Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro, Rosa Maria Andrade Grillo Beretta, Ivanilde Zóqui de Freitas Cayres e Izilda Santos Silva Patti.
A sede do CRB-8 possui salas de reuniões que estão disponíveis aos interessados, bastando para tanto solicitar a reserva por telefone ou e-mail, o que for mais fácil e ágil.

A eleição também será assunto das próximas edições do BOB News (boletim eletrônico). Assim, envie por e-mail informações sobre os membros de sua chapa e proposta de trabalho para crb8@crb8.org.br
O registro de chapas poderá ser realizado até 3 de outubro!


A Diretoria
CRB-8
Tel. (11) 5082-140
crb8@crb8.org.br
De segunda a sexta-feira das 9h às 18h

“Quem não ler e se informar será jogado para fora da sociedade”, diz escritor

"Umuarama – O escritor mineiro, Affonso Romano de Sant'Anna, esteve na última terça-feira (13) em Umuarama para participar da 30ª edição da Semana Literária do Sesc. Em um bate papo com a professora universitária Cacilda Zafaneli, Affonso falou sobre a literatura nos dias de hoje, e em como a tecnologia e a contação de histórias pode ajudar na formação de leitores, fazendo um alerta: “quem não ler e se informar na sociedade do século XXI, principalmente nos próximos anos, será ‘descartado’”.

Leia  mais