sábado, 15 de outubro de 2011

Seminário discute o futuro da Biblioteca

"Como encerramento das comemorações dos 200 anos da Biblioteca Nacional, a FBN realiza, nos dias 24 e 25/10, um grande congresso para reflexão sobre o papel das bibliotecas no futuro. Especialistas do mundo todo vão debater questões como preservação e acesso, modelos de redes e cooperação, e desafios das Bibliotecas Nacionais Digitais. O encontro terá na mesa de abertura a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e representantes de várias partes do mundo, além de acadêmicos e pensadores brasileiros. Confirme já sua inscrição no e-mail seminario@bn.br. Evento gratuito."

SNBP

Evento no Rio de Janeiro lança Cadastro Nacional de Bibliotecas

A Fundação Biblioteca Nacional convida gestores públicos, diretores de bibliotecas e sociedade civil para o lançamento do Cadastro Nacional de Bibliotecas Públicas, na sexta-feira, 21/10. As diretrizes para o cadastramento e propostas da FBN/Ministério da Cultura serão apresentadas, com objetivo de ampliar a adesão de gestores ao Cadastro. A cerimônia acontece no Auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, às 10h, no Rio de Janeiro. Interessados devem confirmar presença no e-mail snbp@bn.br

Bibliotecas sem leitores

"O Brasil tem poucas bibliotecas, se considerarmos sua população de quase 200 milhões de habitantes. No entanto, elas já ultrapassam a demanda, se considerarmos que a maioria vive "às moscas", com uma média baixíssima de visitantes. O vazio já não assusta: os brasileiros não têm o hábito de ler.

Durante a semana, a biblioteca pública Roberto Santos, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, está praticamente deserta pela manhã. Além dos funcionários, poucos visitantes aproveitam o silêncio para ler um jornal ou revista.

Segundo um levantamento de 2007 do Instituto Pró-Livro, a população do País lê apenas 1,3 livro por ano, enquanto nos EUA esse índice chega a 11 e na França, a sete.Para tentar mudar esse quadro e destacar a importância da leitura, há três anos o Dia Nacional da Leitura foi oficializado em 12 de outubro, também Dia das Crianças. “Quanto mais cedo uma pessoa for colocada perto da leitura e da escrita, maior será a sua intimidade, conforto e habilidade com o código ao longo do tempo”, destaca, em conversa com o site de CartaCapital, Christine Castilho Fontelles, diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo, uma ONG focada em projetos educacionais.

Contudo, as crianças e os adultos interessados em utilizar uma das 4.763 bibliotecas públicas municipais do País enfrentarão uma série de dificuldades estruturais, a começar pelo horário de funcionamento e o baixo número destas instituições. Para se ter uma ideia, somente no estado de Nova York, nos EUA, há sete mil bibliotecas

Censo

De acordo com o 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, realizado no ano passado pela Fundação Getúlio Vargas, apenas 79% das cidades brasileiras possuíam ao menos uma biblioteca aberta em 2009, com média de 2,67 para cada 100 mil habitantes. Porém, apenas 12% delas funcionavam aos sábados, 1% aos domingos e 24% no período noturno.

“Serviços de cultura têm que abrir aos fins de semana, se não o que seria dos teatros e cinemas? Uma biblioteca pública fechada reflete a mentalidade de um projeto de virar as costas às necessidades de leitura do País”, questiona Edmir Perrotti, doutor em Ciências da Comunicação e especialista em políticas públicas em comunicação e leitura.

Ponto de vista apoiado por Fontenelles, para quem os horários das bibliotecas deveriam se adequar às necessidades da comunidade local, colaborando para a formação de novo leitores. “É desafiador criar uma cultura de leitura, para isso temos que oferecer um serviço adequado.”

Leia mais

domingo, 9 de outubro de 2011

Novo cadastro vai mapear todas as bibliotecas do País

"População, governo e instituições poderão consultar as informações

O Ministério da Cultura, por meio da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), publicou na última sexta-feira (30), no Diário Oficial da União, o Edital de Convocação para as bibliotecas de todo o País aderirem ao novo Cadastro Nacional de Bibliotecas do Brasil. O objetivo do cadastro é mapear, de maneira abrangente, todas as bibliotecas, sejam elas públicas, comunitárias, escolares, universitárias, ou especializadas, levantando dados sobre a relação institucional, público, acervo, serviços, infraestrutura e gestão.

O cadastro é coordenado pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), projeto realizado em conjunto com o Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais (SNIIC).
O cadastramento, que poderá ser feito online, estará aberto para consulta de cidadãos, instituições públicas ou privadas, e, principalmente, para governos municipais e estaduais. O SNBP oferecerá informações atualizadas para o desenvolvimento de políticas locais de acesso à leitura e à informação e na construção de redes locais de bibliotecas.

De acordo com a coordenadora-geral do SNBP, Elisa Machado, por meio da consulta, os governos municipais podem mapear os equipamentos culturais com o objetivo de nortear os investimentos no setor.

IDH - Outra novidade é que, com a nova plataforma, o SNBP, assim como os órgãos governamentais responsáveis pelos investimentos em bibliotecas, poderão cruzar os dados com outras bases socioeconômicas e culturais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, será possível descobrir quais são as bibliotecas públicas existentes nas regiões de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), ou mesmo as que estão localizadas em zonas rurais, ribeirinhas e urbanas. "
Publicado originalmente http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=76793

Acesse o cadastro aqui

BNDES destinará R$ 17,2 milhões para implantação de biblioteca

"Recurso será direcionado à Biblioteca Brasiliana Guita e José Midlin da USP

Valor Online

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destinará R$ 17,2 milhões à Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp), para a implantação da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP. Os recursos, não reembolsáveis, serão aplicados na preparação do acervo e na aquisição de equipamentos para a finalização de obras civis no interior do edifício que abrigará a coleção.

O BNDES apoiará o gerenciamento do acervo; a aquisição de sistemas de detecção e alarme de incêndio e de segurança eletrônica; a instalação de auditório multimídia; a aquisição de mobiliário; a aquisição de equipamentos de tecnologia da informação para o Laboratório da Brasiliana USP; e a contratação de projeto de design de interiores.

A Biblioteca Mindlin introduzirá novo formato de acesso às obras, oferecendo ao público equipamentos de última geração para consulta e pesquisa, com o maior conteúdo digital possível. O Laboratório da Brasiliana USP oferece a estrutura de hardware e de rede necessárias para a biblioteca digital e para o desenvolvimento de pesquisa em tecnologias da informação. Em fase operacional desde fevereiro de 2009, o laboratório já digitalizou 22% do acervo da coleção da Biblioteca Mindlin que conta com cerca de 3.800 títulos."
Publicado originalmente http://economia.ig.com.br/bndes-destinara-r-172-milhoes-para-implantacao-de-biblioteca/n1597262694925.html

Bibliotecários querem a presença do povo

" Beto Silva -do Diário do Grande ABC

Organizar 50 mil documentos e colocá-los à disposição da sociedade para consulta. Essa é missão de José Carlos Alarça e Marcelo Ramos da Silva, responsáveis pela biblioteca da Câmara de São Bernardo. Da mesma forma que se empenham para ordenar os milhares de documentos, entre leis, decretos, resoluções, portarias e livros, pedem empenho da população em procurar mais os serviços por eles prestados.
A cobrança visa o desenvolvimento sociopolítico dos cidadãos. "O acesso à informação é parte da cidadania", ensina o bibliotecário Marcelo, 29 anos, há dois no Legislativo são-bernardense. "A história da cidade está em nossas mãos. Queremos compartilhar esse conteúdo", completa o assistente legislativo José Carlos, 57 anos, desde 1996 na Casa.

Cerca de 20 pessoas consultam os documentos mensalmente. Raramente comitivas de escolas ou de centros de terceira idade visitam o local. "Tinha de ser mais constante", vislumbra Marcelo.
As legislações mais procuradas são os códigos de postura - guarda-chuva de normas para colocação de caçambas, placas, ruídos, destinação de lixo, dentre outros temas - e o tributário. "São as leis 4.974/01, normatizada pelo decreto 13.500/01, e 1.802/69, respectivamente", aponta o bibliotecário, com os números dessas e de outras dezenas de leis na ponta da língua.

A Lei Orgânica Municipal é outra. "Consolidei informalmente a LOM. São 32 leis diferentes. Fica mais fácil para nossa consulta e dos visitantes", completa Marcelo, que junto com José Carlos também presta seus conhecimentos para assessores jurídicos da Câmara e funcionários dos 21 vereadores. "Também temos atuado para disponibilizar o material na internet. Aos poucos conseguiremos", diz o mais novo, otimista.
São Bernardo tem aproximadamente 6.200 leis. Somente nos nove meses de 2011, foram aprovadas 47 regras que regem a sociedade local. Entre os anos de 1947 e 1951, período de cinco anos pós-emancipação, foram criadas 140 leis. "Eram escritas manualmente, de próprio punho dos parlamentares", recorda José Carlos, com as primeiras normas em mãos. "O período mais dinâmico, de maior produção foi no biênio 1988 e 1989, quando as cidades tiveram de se adaptar à recém-implantada Constituição Federal", informa Marcelo.

O trabalho da dupla, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, rende boa conversa na sala de 150 metros quadrados do 2º andar do anexo I do Legislativo - prédio dos gabinetes. Política não pode faltar no diálogo, claro. "Cada um tem sua ideologia, mas nos respeitamos", considera Marcelo, comedido. "Espero que, em âmbito federal, os impostos possam ser reduzidos", opina José Carlos, sem dar pistas de sua predileção partidária.

Futebol também entra na pauta dos responsáveis pela biblioteca legislativa. E, curiosamente, o bate-papo tem sido acirrado nas últimas semanas. Carioca de São João do Meriti, Marcelo torce para o Vasco, líder do Campeonato Brasileiro. Paulista da vizinha São Caetano, José Carlos é torcedor do Corinthians, segundo colocado.

Mas a torcida dos dois é mesmo para que as toneladas de papéis que limpam, estudam e organizam diariamente contribuam para uma sociedade cada vez melhor."

Publicado originalmente http://www.dgabc.com.br/News/5918647/bibliotecarios-querem-a-presenca-do-povo.aspx