quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Estudo mostra que geração digital não sabe pesquisar

Há pouco tempo, quando os alunos eram solicitados a fazer um trabalho de pesquisa, era necessário ir até uma biblioteca e realizar a busca em diversos livros didáticos e enciclopédias. Nos dias de hoje, a realidade é outra: debruçar-se sobre páginas impressas é raro quando existem milhões de links sobre o assunto desejado à disposição com apenas um clique.
Mas, o que deveria ser um avanço acabou resultando em retrocesso, segundo um estudo americano que aponta que a geração digital não sabe pesquisar. Na investigação realizada na Universidade de Charleston, nos Estados Unidos, ficou claro que os estudantes de hoje não sabem realizar uma pesquisa de forma efetiva. Conforme os resultados, o grande inimigo está na comodidade que o meio digital oferece. Ferramentas de busca como o Google tornaram os alunos menos preocupados com a credibilidade de uma fonte de informação, por exemplo.
No estudo, os pesquisadores pediram que um grupo de universitários respondesse a um questionário utilizando a internet como meio de pesquisa. Para testar os participantes, foram colocadas intencionalmente informações erradas nos primeiros resultados das buscas realizadas pelos estudantes. Como previsto, os alunos basearam-se nos primeiros links e erraram todas as questões.
O trabalho revelou uma realidade lamentável: os estudantes da era digital se contentam com informações rápidas, sem se importar com procedência e fidelidade. Para José Moran, professor aposentado de Novas Tecnologias da Universidade de São Paulo (USP) e diretor de Educação a Distância na Universidade de Anhanguera (Uniderp), o fato é consequência de uma geração que cresceu com computadores e está acostumada com informações em 140 caracteres. Contudo, Moran acredita que o fato não se restringe somente a crianças e adolescentes. 
Leia mais

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Editora Unesp e Prefeitura de São Paulo lançam projeto para incentivar leitura

"Será lançado hoje (21), às 15h, na Biblioteca Mário de Andrade, o programa “De mão em mão”, uma parceria entre a Fundação Editora Unesp e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura. O projeto promoverá o empréstimo de livros, e o primeiro título da coleção será a coletânea A Missa do Galo e Outros contos, de Machado de Assis (1839 – 1908). Com apoio da SPTrans, a ação terá os terminais de ônibus Mercado (no Centro) e Lapa (na Zona Oeste) como primeiros pontos de distribuição, que começa a partir de amanhã (22/12).

A edição dessa antologia de Machado de Assis foi realizada especialmente para o lançamento desse projeto-piloto. São 20 mil exemplares, que poderão ser lidos gratuitamente. A partir de um cadastro, o interessado poderá levar as publicações com o compromisso de passá-las “de mão em mão”. Após a leitura, as obras podem também ser entregues nos pontos de devolução, a qualquer tempo, possibilitando o compartilhamento com outros leitores. Cada pessoa poderá retirar um único exemplar.
Os quiosques do projeto funcionarão todos os dias da semana, das 10h às 20h, com distribuição até quando houver livros. Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, os pontos estarão fechados.
A iniciativa, de caráter inicialmente experimental, busca promover a distribuição de livros em locais com ampla circulação de pessoas para incentivar o gosto pela leitura. Até o final do primeiro semestre do ano que vem, final da fase de experiência, serão lançados mais cinco livros – o próximo título está previsto para março de 2012.
Os novos livros oferecidos serão selecionados pelo conselho editorial composto por José de Souza Martins (sociólogo e colunista do jornal O Estado de S. Paulo), Luciana Veit (escritora), Sérgio Vaz (poeta e fundador do sarau da Cooperifa), Heloísa Jahn (editora e tradutora), Jezio Hernani Bomfim Gutierre (professor de Filosofia da Unesp e Editor Executivo na Fundação Editora Unesp) e Samuel Titan Jr. (professor de teoria literária na USP, tradutor e revisor). As obras terão gêneros distintos como uma forma de atrair leitores de diferentes perfis e faixas etárias.

Experiência colombiana
O “De mão em mão” foi inspirado na iniciativa colombiana “Libros al viento”, em que obras literárias foram distribuídas à população. O projeto recebeu o aval da Unesco e contribuiu para que Bogotá fosse declarada a Capital Mundial do Livro em 2007.

Serviço
O Terminal Mercado fica na Avenida do Estado, 3350, no Centro; o Terminal Lapa está localizado na Praça Miguel Dell’Erba, na Zona Oeste.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura "

Nova edição do BOB

Caro Bibliotecário,


Anexa a última edição do ano do BOB News com um balanço das ações da 15a gestão do CRB-8.

Estaremos em recesso de 23 de dezembro a primeiro de janeiro de 2012.
Boas Festas e Feliz 2012!

Boa leitura!
A Diretoria

http://www.crb8.org.br/UserFiles/File/BOB%20NEWS%20n52%20dezembro%20de%202011.pdf

Posse da nova gestão do CRB8

Ontem, às 19h tomou posse a 16ª Gestão (triênio 2012 -2014) que terá como presidente a bibliotecária Cristiane Camizão Rokicki. Nossos votos de muito sucesso aos novos conselheiros.