quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Biblioteca Castro Alves passa a receber intervenção cultural do Liceu de Artes

A partir do dia 16 de outubro uma parceria entre o Liceu de Artes e a Biblioteca Castro Alves, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Taboão da Serra, pretende levar, gratuitamente, cultura e entretenimento à população do município. A música de câmara, como é chamada, pretende unir elementos musicais e literários em apresentações quinzenais.

Segundo o bibliotecário Alex Silva, 30, um dos idealizadores do evento, a proposta surgiu da necessidade de promover mais visibilidade tanto à Biblioteca Castro Alves, quanto ao Liceu de Artes, atraindo, assim, um número maior de visitantes aos locais. “Queremos colocar movimento na biblioteca, aí que surgiu a ideia da música. Sabendo que o Liceu de Artes possuí alguns projetos, resolvemos tentar fazer esse link”, conta.

Leia íntegra em
http://www.jornalnanet.com.br/noticias/5750/biblioteca-castro-alves-passa-a-receber-intervencao-cultural-do-liceu-de-artes

A leitura é um esporte

“A mediação (leitura) se baseia em três pilares: a família, a escola e o bibliotecário”, afirma José Jorge Letria, escritor português em Carta Fundamental: http://www.cartacapital.com.br/carta-fundamental/a-leitura-e-um-esporte/

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS: inscrições abertas para participação e apresentação de trabalhos

Estão abertas as inscrições para V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS que discutirá as seguintes temáticas:

• Avaliação de políticas públicas e incentivo à leitura;
• Bibliotecas como espaços além da leitura;
• Soluções inovadoras/criativas para ambientes em bibliotecas;
• Novos serviços para públicos específicos;
• Leitura nas diversas mídias;
• Gestão de bibliotecas;
• Integração das bibliotecas públicas e escolas;
• Acessibilidade;
• Sustentabilidade


Para fazer a inscrição acesse: www.bibliotecaviva.org.br

Se você desenvolve alguma atividade/projeto na biblioteca relacionado com as temáticas do evento e gostaria de compartilhar, envie um resumo para o email bibliotecaseleitura@sp.gov.br contendo:

1) Nome da experiência/Projeto/Programa
2) Nomes dos envolvidos
3) Nomes das instituições
4) Contatos: e-mails e telefones
5) Resumo da ação com até 300 palavras


Os trabalhos deverão ser encaminhados até o dia 26 de outubro p.f., impreterivelmente, para análise e seleção.

As apresentações selecionadas serão divulgadas no blog da Unidade de Bibliotecas e Leitura e no site do evento.

Projeto Olhar Compartilhado dia 20 na Fundação Salvador Arena


Inscrições em:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEM5eUgxSEhsSGRWZ0RQQTc4dHRhZlE6MQ#gid=0

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Valéria Valls, professora e coordenadora da FaBCI-FESPSP, conta por que se interessou pelo curso de Biblioteconomia

CRB-8 organiza XI Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo 2013

Faltam 20 dias para o fim das inscrições do Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo 2013, que prosseguem até o dia 30 de outubro. Nesta décima primeira edição o tema será: "Bibliotecas e centros de informação no século XXI: novos leitores, novas práticas, novos desafios". O tema, bastante amplo, permite e incentiva a participação dos mais diversos tipos de bibliotecas, centros de informação e profissionais da informação. Podem participar profissionais bibliotecários, instituições públicas, privadas e do terceiro setor, além de discentes e docentes.
Serão premiadas duas categorias: profissional para a qual serão outorgadas até cinco prêmios, e trabalhos acadêmicos em que serão contemplados um Trabalho de Conclusão de Curso de graduação (TCC), uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado.
O Prêmio Laura Russo representa relevante homenagem prestada à pioneira no exercício da profissão de bibliotecário. Laura Garcia Moreno Russo lutou pela regulamentação da profissão e tornou-se a primeira presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia. O CRB-8ª região continua prestigiando os ideais dessa ilustre profissional, conferindo anualmente distinções aos que, de alguma forma, contribuíram com o seu trabalho no âmbito dos temas anualmente escolhidos.
Então, mãos à obra!

Serviço
XI Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo 2013
Tema: "Bibliotecas e centros de informação no século XXI: novos leitores, novas práticas, novos desafios"
Prazo para inscrições: de 6 de setembro a 30 de outubro
Regulamento disponível em
www.crb8.org.br
Mais informações e inscrições por e-mail:
crb8@crb8.org.br

Campanha EU QUERO MINHA BIBLIOTECA ganha reforço

No próximo dia 12 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional da Leitura (desde 2009) e o Dia da Criança, o Instituto EcoFuturo reforça a Campanha EU QUERO MINHA BIBLIOTECA com uma divulgação ampla do Roteiro da Leitura Pública, da Editora FTD.

Esta ação, que acontece em rede nacional, evidencia os esforços da sociedade em promover leitura, contribui para a construção de cultura de leitura e tem o objetivo de fortalecer a cooperação entre todos para que o Brasil torne-se uma nação de leitores.

Formada pela coalizão de diversas instituições do mundo da leitura, dentre as quais participa Academia Brasileira de Letras, Conselho Federal de Biblioteconomia e movimento Todos pela Educação, a Campanha EU QUERO MINHA BIBLIOTECA tem como objetivo informar cidadãos, partidos e candidatos a cargos políticos que existem recursos públicos para a educação que podem garantir a criação e manutenção de bibliotecas em escolas públicas, como prevê a Lei 12.244/10.

Informe-se, divulgue, participe!
Saiba mais em
www.euquerominhabiblioteca.org.br

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Livro: Bibliotecas do Mundo

Sete bibliotecas muito diferentes, mas com algo em comum: a capacidade de ampliar o mundo de seus leitores.Conheça a história de bibliotecas clássicas, modernas, exóticas e até daquelas que sobreviveram à guerra, neste livro, elas são contadas por personagens de conto de fadas, animais falantes, filósofos da Antiguidade e bibliotecários, que viveram essas aventuras pessoalmente. Em forma de conto, são ilustradas por grandes artistas, de traço e estilo variados, ampliando o universo da escrita e da imagem sobre os mais diversos lugares e épocas.
Biblioteca de Alexandria, a mais famosa da Antiguidade; Biblioteca Nacional, mais velha que o Brasil; Biblioteca de Basra, sobrevivente de guerra; Biblioteca do Mindlin, a biblioteca de um homem só; Biblioburro, a de livros ambulantes; Biblioteca Internacional da Juventude, a maior de literatura infantojuvenil do mundo; e Biblioteca-Parque da Rocinha, a nova geração.
Novos mundos que vão encantar crianças e formar leitores por todo o Brasil.
http://livraria.folha.com.br/catalogo/1187193/bibliotecas-do-mundo?tracking_number=719