sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Workshop complementar à palestra do dia 4.12.12 "O rádio como meio de promoção da capacidade de leitura para crianças e adolescentes no Brasil"

O Goethe-Institut São Paulo, com o apoio da Biblioteca de São Paulo, convida para o workshop complementar à palestra do dia 4.12.12
O rádio como meio de promoção da capacidade de leitura para crianças e adolescentes no Brasil

As medidas para promover habilidades de leitura são elaboradas para o grupo-alvo central de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade. Como primeiro passo, o workshop “O rádio como meio de promoção da capacidade de leitura para crianças e adolescentes no Brasil”, é destinado a bibliotecários, radialistas, jornalistas e outros multiplicadores no país.

Conteúdo do workshop para multiplicadores:

Dia 5.12.12
9h Boas-vindas e apresentação

9h15 Introdução: “promoção da capacidade de leitura por meio do rádio” – discurso motivacional sobre o tema alfabetização e habilidades de leitura, tendo como exemplo o Brasil no contexto global.

Motivação da alfabetização por meio do rádio. Apresentação de possíveis aplicações do meio rádio no contexto de mídia educacional. Apresentação de exemplos de mídia educacional no trabalho da Radijojo.

Apresentação das características e desafios no trabalho de mídia educacional com crianças e adolescentes. Tópicos: direitos das crianças, transmitir habilidades e ativação do civismo nas crianças bom base em metodologias participativas e com o objetivo de incentivar as crianças no uso da sua própria voz.

12h às 13h – Intervalo para almoço

13h Introdução teórica à tecnologia de produção e distribuição de contribuições em áudio (revistas, podcasts, etc). Introdução prática às técnicas de gravação, entrevista e exercícios vocais, introdução à área de processamento das contribuições gravadas, edição de áudio, upload de posts usando tecnologias abertas para processamento de dados simples e rápido. Exercícios.

17h Fim do 1º dia

Dia 6.12.12
9h Desenvolvimento de aplicações de tópicos/exemplos e contribuições de áudio no contexto da promoção de habilidades de leitura. Exercícios para a produção de contribuições de áudio para exemplares de texto, trechos escritos e comentários.

“Meu poema favorito, minha história favorita” – uma expedição pela biblioteca. Os participantes do workshop exploram diferentes textos em trabalho de grupo com um livro de poesia. Eles escolhem um poema e contam a história lida ao microfone como uma amostra ou ideia de livro. Processamento das contribuições gravadas, exercícios de edição de áudio e produção final.

12h às 13h - Intervalo para almoço

Apresentação e discussão dos resultados produzidos pelos participantes. Desenvolvimento de um currículo para um workshop com crianças sobre habilidades de leitura por meio do rádio. Apresentação de ideias de oportunidades de cooperação em projetos interculturais para crianças de países diferentes.

17h Fechamento do tema com feedback e discussão. Encerramento.
  Palestrantes:

Wolfgang J. Fischer, jornalista, diretor da Radijojo, Berlim, Alemanha

Madeleine Lacsko, jornalista, trabalhou nas rádios Jovem Pan e Trianon, na Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal e em Angola. Foi consultora internacional em comunicação para o desenvolvimento da UNICEF.

A Radijojo é a primeira estação de rádio internacional infantil sediada em Berlim. É livre de publicidade, é educacional, participativa e reconhecida como prestadora de serviços para a juventude. Reconhecida pela excelência de seus projetos, foi premiada internacionalmente inúmeras vezes. Em 2010 a UNESCO a escolheu como projeto oficial do UN Dekade: "Educação para o desenvolvimento sustentável 2005-2014".

A Radijojo dedica-se à tarefa de ampliar a competência informacional de crianças e jovens ao redor do mundo.

Data e Local:
5 e 6 de dezembro de 2012, 4ª feira e 5ª feira
9:00h até 17:00h
Local: Auditório da Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – São Paulo - SP
Estação Carandiru do metrô

  20 vagas – haverá certificado

Tradução consecutiva do inglês

Inscrição gratuita antecipada até dia 30.11.2012 através do e-mail: biblioteca@saopaulo.goethe.org ou telefone: (11) 3296-7051/3296-7001

Prefeitura inicia transferência da Biblioteca

25.10.12 – A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, deu início aos primeiros procedimentos técnicos para realizar o processo de transição do acervo da Biblioteca Municipal Embaixador Macedo Soares para o prédio do Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na avenida São Domingos.

A previsão é que a remoção e a transferência das obras sejam concluídas até 20 de dezembro, data agendada para a reinauguração do novo espaço. No total, o acervo da Biblioteca conta com mais de 55 mil exemplares, incluindo livros em braile.

De acordo com informações da Secretaria de Cultura, a Biblioteca, atualmente localizada na rua Maranhão, 308, estará fechada para atendimento ao público a partir de 5 de novembro. O mesmo acontecerá com o sistema online para reserva e renovação de empréstimos de livros – feito através do site da Prefeitura.

Com isso, foi estabelecido o prazo de 1º de novembro para que usuários devolvam ou façam novos empréstimos de livros. Sem o sistema renovação online, não haverá ocorrência de multas por atraso na devolução. O leitor que realizar empréstimos antes do fechamento devolverá o livro quando a Biblioteca voltar a atender.

O objetivo da Prefeitura é reformar, ampliar e adequar o antigo prédio do MIS – Museu de Imagem e Som para que este possa receber o acervo da Biblioteca, bem como para oferecer espaços de convivência, leitura e de exposições do Museu Municipal. Também será reservado espaço para reserva técnica e administração.

Projeto

A Secretaria de Planejamento adequou todos os espaços do prédio à acessibilidade universal e preservou o antigo auditório. Todas as intervenções preservarão, ao máximo, a arquitetura original do antigo MIS. A área, incluindo ampliações que estão sendo feitas, é de 1.147 metros quadrados. O investimento será de R$ 746 mil.

Baseado em estudo feito pela consultora Ana Teresa Vianna de Figueiredo Sannazzaro, bibliotecária do Goethe-Institut São Paulo, o projeto desenvolvido pela Secretaria de Planejamento para a reestruturação do prédio, de estilo modernista, respeitará a arquitetura histórica, com introdução de conceitos contemporâneos.

“As bibliotecas da atualidade vão muito além do simples empréstimo e guarda-livros. A Biblioteca Pública de Catanduva pretende se transformar em um moderno centro de aprendizado, leitura, lazer e serviços”, apontou Ana Teresa, em seu estudo. Um dos objetivos é fortalecer a imagem do local como pólo gerador de conhecimento.

Desenvolvimento

Para o prefeito, a construção da nova Biblioteca Municipal segue o desenvolvimento alcançado pelo município nesses últimos anos.

“Infelizmente, ao longo dos 90 anos de Catanduva, a cidade ainda não possuía um espaço próprio e adequado para uma biblioteca. Mudou-se constantemente de um local para outro, sempre com adaptações. Uma biblioteca com conforto e bons exemplares é essencial para o desenvolvimento de uma comunidade”, explica.

A visão desenvolvimentista da administração também é reforçada pela bibliotecária Márcia Sueli Barbujani, responsável pelo local. “Pela primeira vez na história de Catanduva, a Biblioteca Municipal ocupará instalações projetadas especialmente para ela, o que irá colaborar com sua relevante função pedagógica e cultural”, diz.

A profissional afirma que as novas instalações, móveis e equipamentos irão motivar todos os funcionários na busca por melhores formas de atendimento ao leitor.

Novidades

A nova Biblioteca Municipal ganhará sala de reuniões, espaço de internet, sala de pesquisas, espaço infantil, área de convivência, espaço verde e um pequeno playground, além de um auditório, com camarim, que poderá receber 100 pessoas.

O Museu Municipal, também pela primeira vez, terá um espaço próprio, com área de exposição e local específico para a reserva técnica. A área de acesso ao público terá iluminação especial, apropriada para garantir boa eficiência e conforto.

Fonte:
http://www.catanduva.sp.gov.br/noticia/ler/5136/PREFEITURA_INICIA_TRANSFERÊNCIA_DA_BIBLIOTECA

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O rádio como meio de promoção da capacidade de leitura para crianças e jovens

Palestra com o jornalista Wolfgang J. Fischer, diretor da rádio alemã Radijojo
A capacidade de leitura é uma das habilidades básicas da pessoa e parte integrante do processo educacional. A promoção da leitura usando técnicas de rádio tem muitas vantagens, sendo o rádio um meio bastante democrático devido a seus baixos custos de produção. O intenso envolvimento de crianças e jovens com textos durante a preparação de uma participação no rádio, ajuda a melhorar a capacidade de uso da linguagem, uso da voz e da capacidade de leitura de forma motivadora e lúdica.

Palestrante: Wolfgang J. Fischer, jornalista, diretor da Radijojo, Berlim, Alemanha

A Radijojo é a primeira estação de rádio internacional infantil sediada em Berlim. É livre de publicidade, é educacional, participativa e reconhecida como prestadora de serviços para a juventude. Reconhecida pela excelência de seus projetos, foi premiada internacionalmente inúmeras vezes. Em 2010 a UNESCO a escolheu como projeto oficial do UN Dekade: "Educação para o desenvolvimento sustentável 2005-2014".
A Radijojo dedica-se à tarefa de ampliar a competência informacional de crianças e jovens ao redor do mundo.

Organização: Goethe-Institut São Paulo
Apoio: Biblioteca de São Paulo

Serviço
Palestra: O rádio como meio de promoção da capacidade de leitura para crianças e jovens

Data: 4 de dezembro de 2012, 3ª feira, das 14h30 às 16h30
Local: Auditório da Biblioteca de São Paulo - Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – São Paulo – SP - Estação Carandiru do metrô

100 vagas – haverá certificado e tradução consecutiva do alemão.

Inscrição gratuita antecipada até dia 30.11.2012 através do e-mail:
biblioteca@saopaulo.goethe.org ou telefone: (11) 3296-7051/3296-7001

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Lei de autoria de Lobbe Neto é tema de Campanha

Palestra "Valorizando o conhecimento – facilitando o acesso"

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, em parceira com a Biblioteca de São Paulo promove a Palestra "Valorizando o conhecimento – facilitando o acesso"

Palestrante: Profa. Titular Sueli Mara Soares Pinto Ferreira

Data: 14 de novembro de 2012
Horário: 18h30min - 20h30min
Local: Auditório da Biblioteca de São Paulo
Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Pq. da Juventude
São Paulo - SP.

Objetivo: integrando as ações da Campanha Mês da Produção USP, a palestra tem como objetivo discutir os desafios atuais referentes à acessibilidade e visibilidade da informação produzida nas universidades e seu impacto na sociedade, a partir da apresentação dos novos produtos/serviços  disponíveis a professores, alunos, bibliotecários e público em geral: o Portal de Bibliotecas Digitais da Produção Intelectual da Universidade de São Paulo e o Portal de Periódicos da Universidade de São Paulo. 

Público-alvo: bibliotecários, professores, alunos, profissionais e público interessado.

Inscrições pelo link: http://bit.ly/Palestra_SIBi_BSP_2012

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Estadão e USP criam acervo digital sobre corrupção

Fonte: Agência Estado
Fruto de parceria inédita entre a Universidade de São Paulo (USP) e o jornal O Estado de S. Paulo, a partir desta quinta-feira todo cidadão brasileiro com acesso à internet poderá frequentar a Corrupteca - traduzindo, a maior biblioteca digital especializada em corrupção do mundo.

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,estado-e-usp-criam-acervo-digital-sobre-corrupcao,954343,0.htm

Biblioteca disponibiliza catálogo

Fonte: USP Online
A direção da Biblioteca Teiiti Suzuki, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, informa que desde 18 de outubro está operando com novo sistema de consulta e empréstimos chamado BIBLIVRE. Este sistema permite a consulta online do acervo da Biblioteca.

http://www.usp.br/agen/?p=118139

Livro "O Bibliotecário e a leitura conectada: competência informacional digital na era dos e-books, e-readers e tablets"


Colômbia inspira professores

Docentes brasileiros conhecem projetos de estímulo à leitura de Medellín e Bogotá, capital do livro
Por Marcelle Ribeiro, de O Globo 5/11/2012


Lei a íntegra em http://www.slideshare.net/crb8sp/colmbia-inspira-professores

Acervo de literatura chegará a 85,2 mil unidades de ensino

Fonte: Portal MEC
Portaria da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, publicada na segunda-feira, 29, divulga o acervo de 360 obras literárias selecionadas para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para 2013. Os livros serão distribuídos a 85,2 mil unidades de ensino públicas federais e das redes de ensino municipais, estaduais e do Distrito Federal. O PNBE de 2013 atenderá 12,3 milhões de alunos do ensino fundamental e 7,4 milhões do ensino médio.
Íntegra em

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18185;

Prêmio Barueri de Literatura