quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Biblioteca Municipal de Itatiba é tema de trabalhos acadêmicos

Fonte: redacao@portalnovidade.com.br | 16-01-2013

Com mais de 22 mil usuários cadastrados e um acervo de mais de 60 mil títulos das mais diversas áreas, A Biblioteca Municipal 'Chico Leme' é o ponto de encontro de amantes da leitura, estudantes e pesquisadores em Itatiba. Esse espaço foi destaque no final de 2012, servindo de tema para dois trabalhos acadêmicos apresentados no curso de Administração da Universidade São Francisco, campus de Itatiba.

O primeiro deles, intitulado ‘Como aprimorar os serviços oferecidos no setor de pesquisa e referência da biblioteca pública da cidade de Itatiba’, é de autoria de Ana Cecília Laranjeira e Silva. O trabalho de Ana Cecília consiste em um estudo sobre os usuários e os serviços oferecidos pela biblioteca e ideias para melhorar essa relação, mantendo esses freqüentadores e atraindo um novo público.
No segundo, de autoria de Renata Monteiro da Silva, são propostas opções de marketing digital que aproximem o usuário e divulguem os serviços prestados pela biblioteca. O trabalho se chama ‘Desenvolvimento de instrumentos de marketing digital para a Biblioteca Municipal de Itatiba: Francisco da Silveira Leme’.

Diversas sugestões apresentadas vão ao encontro de ideias em estudo, tanto por parte da administração da biblioteca, como da administração municipal. O objetivo principal é sempre incentivar o hábito da leitura e dessa forma criar leitores críticos e cidadãos conscientes.

A Biblioteca Municipal 'Chico Leme' funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O espaço está localizado na Rua Armando Salles de Oliveira, nº 17. Para se cadastrar basta ir à Biblioteca munido de documento de identidade, duas fotos 3x4 e comprovante de residência. O cadastro de menores é feito mediante a assinatura do Termo de Compromisso pelo pai ou responsável. Podem ser retirados até três livros por vez. O prazo de empréstimo é de sete dias, com direito a duas renovações. Mais informações pelos telefones 4594-5488 e 4594-5279.

Serviço:
Biblioteca Municipal 'Chico Leme'
Endereço: Rua Armando Salles de Oliveira, 17 – Centro
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h; sábado, das 8h às 12h
Informações: 4594-5488 e 4594-5279
http://www.portalnovidade.com.br/materia/1745/biblioteca-municipal-de-itatiba-e-tema-de-trabalhos-academicos.html

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

CBL organiza Congresso Internacional do Livro Digital dias 13 e 14 junho


Com o tema Livro Além do Livro, o 4° Congresso Internacional CBL do Livro Digital será realizado nos dias 13 e 14 de junho de 2013 (5ª e 6ª feira). O local é a Fecomercio de Eventos, São Paulo.

Entre os assuntos que serão abordados, estão: comercialização, pirataria, bibliotecas, soluções para didáticos e acadêmicos, revisores – o que muda?, social commerce. As novidades para esta edição ficam por conta da transmissão ao vivo, possibilitando a participação maciça de congressistas em diferentes estados brasileiros e países. Além disso, a Escola do Livro realizará minicursos e oficinas paralelas com a temática do congresso.

Os seguintes temas serão discutidos na próxima edição:

•Direito Autoral no Livro Digital – quanto evoluímos?
•O livro digital na Educação
•Somos seres digitais?
•O livro digital e sua influência no aprendizado
•O livro digital infantil – livro ou game?
•O livro digital atrai os jovens para a leitura?
•O livro universitário
•O livro nas redes sociais
•O que aprendemos e para onde vamos (síntese do Congresso)
•A influência do livro digital no hábito de leitura

Mais em http://www.congressodolivrodigital.com.br/site/o-congresso

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Tiago Murakami, um bibliotecário apaixonado pela profissão, concede entrevista ao Caçadores de Bibliotecas. Vale a leitura:

http://cazadoresdebiblioteca.blogspot.com.br/2013/01/tiago-murakami-profissao-bibliotecario.html

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Chamada de trabalhos para CONFOA 2013 aberta até 3 de maio

Conferência luso-brasileira sobre Acesso Aberto será realizada na USP entre 6 e 9 de outubro.

http://www.crb8.org.br/UserFiles/File/CONFOA%202013_Chamada%20de%20Trabalhos.pdf