quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Universidade Estadual de Londrina organiza Seminário em Ciência da Informação (SECIN) de 22 a 24 de maio

Promovido pelo Depto. de Ciência da Informação e o Programa de Pós-Graduação em CI da Universidade Estadual de Londrina, o Seminário adota a partir da quinta edição caráter nacional.

Em 72,5% das escolas não há biblioteca; lei prevê obrigatoriedade até 2020

Fonte: O Estado de São Paulo, 23.1.2013, p. A-16
Por Ocimara Balmant

O Brasil precisa construir 130 mil bibliotecas até 2020 para cumprir a Lei 12.244, que estabelece a existência de um acervo de pelo menos um livro por aluno em cada instituição de ensino do País, tanto de redes públicas como privadas. Hoje, na rede pública, apenas 27,5% das escolas têm biblioteca.
Para equipar todas as 113.269 escolas públicas sem biblioteca, seria necessária a construção de 34 unidades por dia, segundo um levantamento realizado pelo movimento Todos Pela Educação com base no Censo Escolar 2011. O estudo também faz uma comparação com números do Censo 2008 e mostra que, mesmo as escolas construídas nos três anos seguintes (foram 7.284 novas unidades) não contemplam o espaço: apenas 19,4% dessas novas instituições têm biblioteca.
Os Estados mais carentes são os das Regiões Norte e Nordeste, que tradicionalmente têm infraestrutura escolar precária, com escolas que chegam a funcionar em construções sem energia elétrica e saneamento básico. Na rede municipal do Maranhão, por exemplo, só 6% das escolas têm biblioteca.
O que destoa da lista, no entanto, é o aparecimento do Estado de São Paulo com um dos piores resultados do ranking, com 85% das unidades de sua rede pública (escolas estaduais e municipais) sem biblioteca. São 15.084 unidades sem o equipamento.
Um enorme prejuízo, se considerado os resultados da edição 2012 da pesquisa Retratos do Brasil, que mostrou que, entre os 5 e 17 anos, as bibliotecas escolares estão à frente de qualquer outra forma de acesso ao livro (64%).
A justificativa mais comum para desrespeitar a lei é a falta de espaço físico, já que muitas das novas escolas são construídas em terrenos apertados. No caso das unidades antigas, muitas deram outro uso para a biblioteca: boa parte virou sala de aula para suprir a demanda por vagas e, em outras, a área foi, aos poucos, se tornando um depósito, com computadores empilhados e livros empacotados.
"Isso mostra que só a legislação não é suficiente, porque tem lei que realmente não pega", afirma Priscila Cruz, diretora do Todos pela Educação.
Equívoco. Quando se analisa o déficit por nível de ensino, vê-se, ainda, que as instituições de ensino infantil são as mais prejudicadas: enquanto 82% das escolas de ensino profissional e 52% das de ensino médio construídas após 2008 possuem biblioteca, apenas 10% das de ensino infantil têm o espaço.
Uma opção que é um contrassenso, argumentam os educadores, já que é na faixa etária dos 5 anos que a criança está descobrindo a língua escrita e tem de ser estimulada à descoberta e ao gosto pela leitura. No ensino médio, o estudante já teria acesso a outros ambientes de leitura.
A mudança, afirma ela, depende de uma tomada de consciência pedagógica, que entenda a importância da biblioteca na aprendizagem coletiva e individual. "O descaso é tanto que, em alguns casos, a área se torna o local de castigo. A criança conversou na aula, é mandada para lá. Ler vira punição", diz Priscila.
Para que a biblioteca escolar cumpra seu papel pedagógico, deve-se levar em conta do espaço físico à qualificação dos funcionários, passando pela qualidade do acervo e pelas atividades agendadas no local. O tamanho mínimo é de 50 m², o acervo deve contemplar a diversidade de discursos, é preciso que haja computadores conectados à internet e bibliotecário responsável.
Desinformação. Além do desconhecimento dos parâmetros, falta informação sobre fontes de financiamento. "Muitos municípios desconhecem os recursos financeiros disponíveis para a implantação do equipamento", diz Christine Fontelles, diretora de educação e cultura do Instituto Ecofuturo. A organização lidera a campanha Eu Quero Minha Biblioteca, que busca mobilizar a sociedade civil e os gestores públicos para cumprirem a lei.
No site, é possível encontrar informações sobre as ações federais voltadas ao assunto, como o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e o Plano de Ações Articuladas (PAR).
No município maranhense de Açailândia, a 560 km de São Luís, a biblioteca da escola Fernando Rodrigues de Souza nasceu há dois anos onde ficava o refeitório. Com acervo de 2.500 livros, são cerca de 300 empréstimos diários e 200 novos exemplares por ano enviados pelo Ministério da Educação (MEC). "Ainda é pouco para o tamanho da demanda, mas é um começo", diz Zeila Villar, a bibliotecária.

Fundo Da Vinci Huis e IASL premiam bibliotecário com participação da Conferência em Bali, Indonésia

www.iasl2013.org

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

XXV CBBD, de 7 a 10 de julho, em Florianópolis

No XXV CBBD acontecerão simultaneamente dois eventos importantes: III Fórum Brasileiro das Bibliotecas Públicas e 1º Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar, organizados pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e pela Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares. Para facilitar a operacionalização da submissão e avaliação dos trabalhos desses Fóruns e a logística das sessões de apresentação de trabalhos orais, foram acrescentadas duas novas áreas temáticas para submissão de trabalhos: Bibliotecas Públicas e Bibliotecas Escolares. O XXV CBBD está recebendo propostas para oferta de workshop pré-evento, que acontecerá dia 7 de julho. A página do XXV CBBD está com novas atualizações e versões em espanhol e inglês.
Para mais informações: http://xxvcbbd.febab.org.br/

Novo número da Revista Documentação da CI

O periódico científico espanhol Documentación de las Ciencias de la Información, da Universidade Complutense de Madri, publicou seu volume 35. Confira: http://revistas.ucm.es/index.php/DCIN/issue/current/showToc

Melhores trabalhos do XIII ENANCIB

Está disponível, no Portal da Ancib o quadro com os melhores trabalhos dos GTs no XIII ENANCIB. Os artigos serão publicados na revista Tendências da Pesquisa Brasileira em CI, publicada pela ANCIB e classificada como B1 no Qualis de Periódicos da Capes - Área de Ciências Aplicadas I. Acesse o quadro dos melhores trabalhos no XIII ENANCIB em: http://www.ancib.org.br/modules/download_gallery/dlc.php?file=9

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas lança novo site www.snbp.bn.br

O site é composto por um menu superior, onde é possível visualizar dados institucionais do SNBP. Um segundo menu, que representa a parte de serviços, com Editais, Notícias, Agenda, entre outros. E, ainda, slide de notícias, espaço para vídeos, onde aproveitamento para lançar o vídeo do 18º Encontro Nacional do Sistema de Bibliotecas Públicas.
"Sugestões e comentários são bem-vindos", afirma Elisa Machado, Coordenadora Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).