sexta-feira, 15 de março de 2013

Uma comemoração à altura dos bibliotecários de São Paulo!

Mais de 300 pessoas, entre bbibliotecários, familiares e convidados, participaram da solenidade do Dia dos Bibliotecários, no dia 12, na Capital. A comemoração foi no Centro Cultural São Paulo, na Sala Adoniran Barbosa, que ficou completamente lotada. A festa contou com a soprano Amanda Neves, acompanhada ao piano por André Luis da Silva, que cantou o Hino Nacional e músicas do repertório do seu CD Only Hope. E agradou tanto que teve bis. Prestigiaram o evento os professores Waldomiro de Castro Santos Vergueiro, Valéria Valls, José Fernando Modesto da Silva, João Bosco Rodrigues de Oliveira, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos e Sueli Nemen. Entre os destaques da noite, a homenagem principal, in memorian, para a Rosa Maria Rodrigues Corrêa (1945-2012), pelos seus mais de 30 anos de serviços relevantes prestados à Biblioteconomia, com a presença de seus familiares Outras presenças marcantes foram de Regina Céli de Sousa (presidente do CFB), Evanda Paulino (ex-presidente do CRB-8) e Márcia Cintra Camargo Rodrigues (presidente da ABICEU – Associação dos Bibliotecários do CEU) e do artista e carnavalesco Milton Cunha.

Veja as fotos em http://picasaweb.google.com/114624781423665667523

terça-feira, 12 de março de 2013

Comemorações do Dia do Bibliotecário no estado de São Paulo

XI Prêmio Biblioteconomia Paulista "Laura Russo"

Dia do Bibliotecário na Bilioteca da FESPSP

Fórum de Debate na Biblioteca Hans Christian Andersen

Semana do Bibliotecário na BSP

Palestra na Biblioteca Mário de Andrade

PUC - Campinas, Faculdade de Biblioteconomia promove mesa-redonda

Comemoração do dia do Bibliotecário na FAINC

Mensagem especial do Sistema CFB/CRB para você bibliotecário

Vídeo: Homenagem ao Dia do Bibliotecário 2013

 
https://www.youtube.com/watch?v=M9DzpcV4mPw

segunda-feira, 11 de março de 2013

Biblioteca prevista para o próximo mês reúne títulos para crianças e adolescentes em línguas como japonês

Fonte: Folha de São Paulo, Educação, 03/03/2013

São Paulo vai ganhar uma biblioteca infantojuvenil diferente. Nela, as prateleiras serão ocupadas por livros em diversas línguas: inglês, francês, japonês, alemão, italiano, espanhol, além de braile e português, entre outros idiomas.

Grande parte dos 11 mil exemplares reunidos até agora veio das estantes de Duda Porto de Souza, 28, jornalista e idealizadora da Biblioteca Infantojuvenil Multilíngue, que funcionará no Centro Universitário Belas Artes, na Vila Mariana, zona sul. A data da inauguração está marcada para 18 de abril -Dia Nacional do Livro Infantil e aniversário de Monteiro Lobato.

"A minha coleção de infância está aqui", diz ela, sobre os títulos que ocupam temporariamente a biblioteca infantil do Belas Artes. A literatura sempre esteve presente na vida de Duda: seu avô é Sergio Porto (1923-1968), que ficou conhecido assinando crônicas em jornais e revistas sob o pseudônimo Stanislaw Ponte Preta. Além disso, como sempre estudou em escola britânica em São Paulo, Duda é fluente em inglês, o que a aproximou de obras estrangeiras.

A ideia do futuro espaço, conta ela, nasceu em 2009, espalhou-se entre amigos até que chegou à equipe do Belas Artes, que adotou o projeto. Hoje, o acervo está sendo criado com a colaboração de editoras, artistas, escritores e consulados estrangeiros.

Na lista de livros, desperta a curiosidade aquele que o presidente Barack Obama escreveu para suas filhas. Outros, com ilustrações em "pop-up", mais parecem obras de arte -ou, quando abertos, brinquedos.

E aí está outra contribuição da biblioteca: valorizar o cuidado com o visual e com o conteúdo de cada obra que será oferecida ao público. Quadrinhos, e-books, DVDs e audiobooks também poderão compor o acervo.

Além dos livros, brinquedos e móveis sob medida para crianças ocuparão os 300 m² do novo espaço, conta Leila Rabello de Oliveira, bibliotecária-chefe da universidade. O projeto prevê ainda um playground na área externa e uma entrada separada da universidade, aberta ao público.

A agenda permanente da biblioteca deverá incluir contações de histórias, sessões de brincadeiras, workshops e palestras para escritores e ilustradores. "Assim como eu tive uma biblioteca maravilhosa em casa, quero que outras crianças também tenham", diz Duda, que aceita doações de obras infantis, em qualquer idioma -é só escrever para o e-mail bibliotecainfantil@belasartes.br e combinar a retirada dos títulos.

"Assim como tive uma biblioteca maravilhosa em casa, quero que outras crianças tenham"
DUDA PORTO DE SOUZA, 28, jornalista