sexta-feira, 21 de junho de 2013

Oficina: Benefícios da criação de espaços lúdicos em bibliotecas públicas

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Acesso de alunos a bibliotecas difere conforme regiões, diz IBGE

Por Alessandra Saraiva e Diogo Martins | Valor

RIO - O acesso de alunos a bibliotecas no país é diferenciado por região. A conclusão é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que anunciou hoje a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense).
Considerando uma amostra de 132.123 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental com 15 anos ou mais, dentro de um universo estimado de 3,15 milhões de estudantes nessa categoria, o instituto atestou que 86,7% desses estudantes tinham acesso a bibliotecas. No entanto, é possível perceber que essa fatia diminui ou aumenta de acordo com as grandes regiões do país. Enquanto no Sul e no Sudeste essas participações são de 97,6% e de 86,3% respectivamente, no Nordeste e no Centro-Oeste essas fatias foram de 82,8% e de 81,5%.
Entre as regiões mais pobres do país, a região Norte se encontra melhor do que a do Nordeste, com 86,5% dos estudantes na categoria pesquisada pelo instituto com acesso a biblioteca.
O cenário também é diferenciado quando se avalia escolas públicas e privadas. Entre os alunos de ensino privado, 89,9% tinham acesso a biblioteca, em comparação com percentual de 86% dos estudantes do ensino público.
A diferenciação também ocorre no âmbito regional. No Centro-Oeste, 78,7% dos alunos do ensino público tinham acesso a bibliotecas, o menor percentual entre as regiões, para estudantes da rede pública. Em contrapartida, 97,3% dos alunos de ensino público da região Sul contavam com acesso a esse serviço, o maior entre as grandes regiões.
No que concerne a uso de equipamentos de informática, não houve grandes diferenças entre as redes de ensino público e privado. Do total analisado pelo instituto, 88,9% tinham acesso a esse serviço, sendo que essa fatia era de 88,3% entre os alunos do ensino público; e de 85,3% nas de ensino privado.


Leia mais em:http://www.valor.com.br/brasil/3166946/acesso-de-alunos-bibliotecas-difere-conforme-regioes-diz-ibge#ixzz2Wl1cfTyl

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Palestra: A biblioteca e seu espaço no mundo digital: requisitos para arquitetura e design

terça-feira, 18 de junho de 2013

Biblioteca irá homenagear Ibaté através de exposição

Acontece entre os dias 20 de junho a 02 de agosto, em comemoração aos 120 anos de fundação do município de Ibaté e os 39 anos em que a Biblioteca Pública Municipal Comendador Nello Morganti foi inaugurada, a equipe da Biblioteca realizará Exposição IBATÉ: o Encanto do Planalto – História e Natureza.

A exposição será realizada na própria Biblioteca Municipal, localizada na Avenida São João, 1188, Centro, de segunda a sexta-feira, das 09h as 17h30 com entrada gratuita.
 
Esta exposição abordará através de painéis os seguintes temas:
- História da fundação do município, seus aspectos: geográficos, culturais e políticos.
- Biblioteca Pública Municipal Comendador Nello Morganti, sua história e os serviços prestados.
- Ibaté e a Natureza, um potencial turístico a ser explorado.

Foram utilizadas para a montagem dos painéis da Exposição às seguintes fontes bibliográficas:
- Um pouco da História de Ibaté, organizado pela professora Vera Lúcia Trevizan.
- Subsídios para a História de Ibaté de Gelson Antonio Rossi.

- Desenvolvimento do Ecoturismo.

Ibaté: UNIARARAS – Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras, 2006. Trabalho desenvolvido pelas alunas: Iza Paula Serino Silva, Regiane de Cássia Horácio e Soraia Aparecida Gomes Salaro, com a colaboração de Vera Lúcia Chiuzuli Pepato, Marinês Valerio Ronquim e Júlio Cesar Ronquim.

Publicações dos jornais: A Tribuna, Diário Regional, Folha de Ibaté, Primeira Página e Gazeta Central.

Esta Exposição tem o objetivo de mostrar o conteúdo histórico do município. Nos painéis Ibaté e a Natureza, é possível conhecer as belezas naturais que há no município, através de fotos de cachoeiras, dentro do trabalho sobre Ecoturismo realizado pelas alunas: Iza, Regiane e Soraia.

O contato com as pessoas que vivenciaram fatos históricos ou familiares faz com que cheguemos mais próximos da realidade e seus relatos nos permitem transmitir às gerações futuras através de fatos e fotos de novos conhecimentos.

Para isso, a equipe da biblioteca esta sempre pronta para receber a sua importante contribuição, que tanto ajuda a resgatar e continuar escrevendo as histórias da nossa querida cidade de Ibaté, Encanto do Planalto.

“Um importante gesto da equipe da Biblioteca Municipal em resgatar a história de Ibaté, bem como sua própria história. Certamente uma importante exposição, a qual convido todos a visitarem”, disse o prefeito Dr. Alessandro Rosa.

Fonte: http://www.saocarlosagora.com.br/regiao/noticia/2013/06/17/42978/biblioteca-ira-homenagear-ibate-atraves-de-exposicao/

Livro: Biblioteca de C.E.U. - Como plataforma de inclusão educacional, social e cultural

Adquira o seu aqui http://www.editorabarauna.com.br/biblioteca-d-e-c-e-u-como-plataforma-de-inclus-o-educacional-social-e-cultural.html