sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Agende-se: 7º Seminário Biblioteca Viva tem data e local definidos

O 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias acontecerá em novembro no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo

A Unidade de Biblioteca e Leitura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo firmou parceria com o Centro de Convenções Rebouças (CCR) para realizar a edição de 2014 naquele espaço nos dias 17, 18 e 19 de novembro.

O Rebouças foi um dos primeiros centros convenções da cidade de São Paulo. Em 30 anos sediou mais de 7 mil eventos para profissionais de diversas áreas, especialmente da Saúde.

Nos próximos dias será entregue uma nova área com 10.000 m², reunindo os mais modernos recursos e serviços para o conforto do público. Segundo Claudio Furlan, gerente administrativo do CCR, “o  novo Rebouças será um dos melhores centros de convenções do Brasil”.  Os salões Turquesa e Lilás, onde acontecerá o Seminário Biblioteca Viva, estão nessa nova ala do centro de convenções.

Localizado ao lado do Hospital das Clínicas, o Rebouças oferece toda a infraestrutura para eventos de grande porte, como acesso facilitado por transporte público, estacionamento, bancos, hotéis, restaurantes e comércio em geral, além de ficar próximo da Avenida Paulista.

Em novembro, estaremos lá!

Fonte: http://www.bibliotecaviva.org.br/

III Seminário de Competência em Informação: cenários e tendências


A Linha de Pesquisa “Gestão, Mediação e Uso da Informação” do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Unesp, Câmpus de Marília, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) realiza nos dias 02 e 03 de setembro (próxima terça e quarta) o III Seminário de Competência em Informação.

Considerando os esforços dos I e II Seminários que culminaram com as publicações oficiais da “Declaração de Maceió” e do “Manifesto de Florianópolis”, em um momento de reflexão e discussão de diretrizes e da implementação de ações estratégicas envolvendo a competência em informação no contexto brasileiro, destacamos que no III Seminário as ações servirão à integração dos especialistas interessados, compartilhando iniciativas e métodos de trabalho desenvolvidos no âmbito das bibliotecas e unidades de informação sob a ótica das redes de conhecimento colaborativo. Sendo assim, o tema central do III Seminário é “Competência em Informação e Redes de Conhecimento Colaborativo”.

O Evento conta com dois observadores internacionais: Prof. Dr. Alejandro Uribe Tirado (Escuela Interamericana de Bibliotecología, Universidad de Antioquia (Medellín, Colômbia) e Profa. Dra. Aurora Cuevas Cerveró (Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha). A programação do Evento contempla 5 (cinco) conferências de pesquisadores estrangeiros que possuem expertise sobre o tema: “Possibilidades de trabalho colaborativo entre programas de formação de competência em informação nas universidades da Ibero-América” - Prof. Dr. Alejandro Uribe-Tirado (Colombia); “Acesso à informação para a cidadania” – Profa. Dra. Aurora Cuevas-Cerveró (Espanha); “Redes semânticas de conhecimento: são necessárias as competências em informação?” – Prof. Dr. Miguel Ángel Marzal García-Quismondo (Espanha); “A importância da competência em informação para o desenvolvimento de políticas públicas de informação” – Profa. Dra. María Teresa Fernández-Bajón (Espanha); “Competências essenciais para atuar com a gestão da informação, gestão do conhecimento e inteligência organizacional” – Profa. Dra. Anays Más-Basnuevo (Cuba).

Há a apresentação de 34 (trinta e quatro) trabalhos orais e 8 (oito) apresentação de trabalhos no formato pôster.

O III Seminário de Competência em Informação objetiva consolidar a criação de espaço de reflexão, discussão e compartilhamento de experiências e práticas sobre a competência em informação e sua articulação com as redes de conhecimento colaborativo, desenvolvidas por pesquisadores e profissionais nas redes, sistemas, unidades ou serviços de informação e desenhar cenários e tendências nessa área em diferentes contextos.

Trata-se de evento que ocorre em sua terceira edição cuja contribuição é considerada altamente relevante para a área de Ciência da Informação no Brasil, uma vez que a temática envolvida – competência em informação – é ainda emergente no nosso contexto e necessita de criação de base teórica, o que se acredita ser possível com o intercâmbio entre os pesquisadores e profissionais que estarão participando e que possuam expertise nessa área, contribuindo com as lições aprendidas e que se acham focadas nas redes de conhecimento colaborativo.

Para acessar a programação completa do evento e obter outras informações, acesse:

http://www.fundepe.com/seminario-de-competencia-em-informacao/#.U_yy3cVdXZF

Inovação é um dos temas abordados no Seminário dos Bibliotecários na Bienal do Livro

O usuário é autônomo na busca de informação? Esta foi uma das indagações feitas por Cristiane Camizão Rokicki, presidente do CRB-8, durante sua palestra pela manhã no Seminário dos Bibliotecários e Profissionais da Informação, realizado no dia 25 de agosto. O evento, inédito, ocorreu durante a 23a. Bienal Internacional do Livro do Anhembi, no Espaço Arena, reunindo mais de 400 profissionais.

O desafio atual, lembrou Cristiane, "é também acompanhar de perto as mudanças sociais para trazer o leitor e estudante para dentro das bibliotecas", além de prosseguir com a pesquisa contínua sobre as novas tecnologias. O tema da presidente foi a Visão Inovadora do conceito de biblioteca no século XXI. Inspirada em Pierre Levy - que estuda o fenômeno da inteligência coletiva e pesquisa sobre as implicações culturais e cognitivas das tecnologias digitais - Cristiane definiu: "Inovação é compreender o ecossistema da informação e permitir o acesso crítico à informação". Acesse em http://pt.slideshare.net/crb8sp/viso-inovadora-do-conceito-de-biblioteca-no-sculo-21 a íntegra da sua apresentação e aguarde o boletim BOB News com a cobertura completa do Seminário e da participação dos bibliotecários na Bienal.

Visite o Estande do CRB-8 e do SinBiesp na Bienal: O-301: ponto de encontro de toda a categoria!

CRB-8 na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Estande: O-301 no Pavilhão de Exposições do Anhembi
22 a 31 de agosto de 2014
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana
02012-021 São Paulo – SP
De Seg. à Sex. das 9h às 22h | Sáb. e Dom. 10h às 22h (*dia 31/08 somente até às 21h)

Contadores de história no estande CRB-8 na Bienal do Livro contagiam público

O clima no estande do CRB-8 no segundo dia da Bienal do Livro era contagiante. Mal os contadores de história iniciavam a apresentação, as pessoas paravam, apuravam a escuta, o olhar, e algumas não resistiam e entravam para ouvir, principalmente as que estavam com crianças. Até os contadores, liderados pela educadora Rita Nasser, não resistiam e voltavam ao "palco". Em resumo: estava programada meia dúzia de histórias, mas o público acabou assistindo a mais de 15 apresentações de diversos contadores de histórias. Confira um pouco desse clima nas fotos disponibilizadas em http://picasaweb.google.com/114624781423665667523

A contação de histórias é uma das ações inseridas na mediação da leitura, prática que faz parte da rotina dos bibliotecários principalmente dos que atuam em bibliotecas escolares e públicas.

Serviço CRB-8 na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Estande: O-301 no Pavilhão de Exposições do Anhembi
22 a 31 de agosto de 2014
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana
02012-021 São Paulo – SP
De Seg. à Sex. das 9h às 22h | Sáb. e Dom. 10h às 22h (*dia 31/08 somente até às 21h)
www.bienaldolivrosp.com.br

terça-feira, 26 de agosto de 2014

VII Festival Literário de Avaré


Encontro de Mediação de Leitura de São Bernardo do Campo

A Prefeitura de São Bernardo do Campo tem o prazer de convidá-lo(a) para o Encontro de Mediação de Leitura de São Bernardo do Campo, que ocorrerá no dia 28 de agosto de 2014, das 10h às 20 horas, no Teatro Lauro Gomes – Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos. 

Venha fazer parte deste debate e traga a sua contribuição para os caminhos da Leitura em nosso país!